José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Decisão do STF de hoje, além da condenação, traz uma grande semelhança

STF condena primeiro réu por atos golpistas do dia 8 de agosto

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal concluiu hoje a primeiríssima etapa de um julgamento histórico para o Brasil, ao condenar Aécio Lúcio Costa Pereira a 17 anos de prisão. Ele é o primeiro entre centenas de outras pessoas que, no dia 8 de Janeiro de 2023, tentaram por em prática um golpe de Estado, para impedir a sequência de um governo recém-empossado, o do Presidente Lula, que fora eleito livre e democraticamente em 30 de outubro do ano passado, e estava há exata uma semana no poder.

Por conta dessa tentativa de interromper a prevalência da vida democrática brasileira, tomaram de assalto as sedes do Poder Legislativo (Câmara e Senado), Supremo Tribunal Federal, e Palácio do Governo, executando depredações em edifícios, destruindo e danificando peças de elevado valor histórico, quebrando vidraças, defecando sobre móveis e implantando o maior desrespeito que o país jamais vira ser aplicado contra suas instituições em toda sua história.

O Aécio de ontem fez parte do primeiro seleto grupo de quatro executores dessa tragédia. O julgamento foi público, permitindo aos brasileiros conhecerem o voto e o caráter de cada julgador, a partir de um relatório contundente, corajoso e verdadeiro, próprio da feitura que o Ministro Alexandre de Moraes tem apresentado à Nação desde muito antes desse episódio deplorável de 8 de janeiro.

MINISTRO KÁSSIO NUNES

Houve quem pulasse longe de sua sustentação jurídica, como fez o ministro Kássio Nunes Pereira, que não viu qualquer tentativa de golpe ou ameaça à vida democrática por parte do réu, e preferiu manda-lo para casa, aplicando-lhe uma pena de 2 anos e meio de detenção em regime aberto. Foi, mais um menos, uma espécie de “carta branca” para que, logo mais, outras pessoas sintam-se à vontade para praticar atos iguais e não sofrerem quaisquer consequências.

RESULTADO

Mas o resultado foi o desejado pelas pessoas que têm apreço à Democracia. A condenação de 17 anos por tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio público tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e associação criminosa, foi rigorosamente adequada às cenas de terrorismo que os brasileiros puderam ver praticados naquele domingo de janeiro, cujas imagens dominaram as telas da televisão e as páginas das redes sociais.

O relatório do ministro Alexandre de Moraes foi acompanhado sem alterações por oito dos onze ministros, daí resultando um placar de 8X3. Embora os ministros Luís Roberto Barroso, André Mendonça e Kássio Nunes Marques não tenham enxergado nos atos do réu “abolição violenta do Estado Democrático de Direito”, ou tentativa de golpe de Estado, permitindo-se com isso redução drástica da pena, o certo é que uma folgada maioria entendeu aplicar todos os crimes apontados, o que serve de alívio e de alerta, para que ninguém mais se aventure a atitudes criminosas como as que foram tentadas naquele início de ano.

TINHA QUE SER UM AÉCIO

Logo após ser oficializado o resultado que condenou o Aécio a 17 anos de reclusão, além de 100 dias-multa de R$ 30 milhões em danos morais coletivos, um dileto amigo meu, companheiro de anseios, sofrimentos e esperanças, fez um desabafo que estou até agora sobre ele meditando:

“Tinha que ser um Aécio”, disse ele, “pois foi outro Aécio, nesse caso o Neves, que deu início a toda essa tragédia brasileira que o Brasil vive desde o final de 2014, quando Dilma Roussef foi reeleita presidente da República”.

E explicou: “ a contestação que Aécio Neves fez sobre a lisura das urnas nas eleições daquele ano, em que ele foi o candidato derrotado por Dilma, e passou a alegar fraude no pleito, desacreditando o sistema de urnas eletrônicas, indo até ao TSE para tentar anular o resultado, transferiu para o bolsonarismo o DNA do golpismo, inicialmente contaminando Temer a se envolver no esquema do impeachment da presidenta, e ao passar a Jair Messias Bolsonaro o discurso permanente de que o sistema eleitoral brasileiro não era confiável, de que era suscetível a fraude”.

Confesso que estou convencido desse argumento que meu amigo me trouxe hoje. O nome do Aécio, condenado pelo STF, não veio por acaso. A semelhança de nome e história agasalha-se muito adequadamente nesse deplorável golpismo que hoje começa a ser exemplarmente punido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES