José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Lula toca nas feridas que fazem o mundo desigual e sem sossego

Presidente Lula aborda questões econômicas, climáticas e corrida armamentista na cúpula entre Celac e União Europeia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Três questões essenciais movem as atenções do Presidente Lula na Bélgica, onde participa da cúpula que reúne 60 países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia, um encontro que vai até esta terça-feira, reeditando reunião igual ocorrido no ano de 2015.

O primeiro tema relevante a ocupar a preocupação do dirigente brasileiro diz respeito justamente às questões econômicas, pois agora, sendo presidente do Mercosul, Lula teve aumentada sua responsabilidade e fortalecido o empenho no sentido de ver finalmente construído e assinado o acordo comercial entre os países latinos e os estados europeus, uma peleja que vem se arrastando desde 1995, quando vieram as primeiras tentativas de um tratado de livre-comércio entre os dois importantes blocos.

Desde lá, apesar de sucessivas manifestações de interesse de ambas as partes para a conclusão do acordo, os dois lados seguem sem um entendimento, periodicamente surgindo dúvidas sobre as possibilidades concretas de sua viabilização, como agora estão ocorrendo em decorrência de imposições e desconfianças impostas pela França, que quer que a União Europeia atue punitivamente em relação aos países latinos. Uma exigência que os países do Mercosul, por manifestações já reiteradas por Lula, não podem admitir.

O ponto central dos desentendimentos entre os franceses, sobretudo estes, diz respeito a um significativo temor de que produtos agrícolas europeus sejam levados a prejuízos irreparáveis, diante da concorrência que teriam com os latinos. Um receio em que, claramente, está embutido o reconhecimento de que os países da Comunidade Europeia não avançaram suficientemente na modernização, atualização e desenvolvimento tecnológico relativos à agricultura e à pecuária, a ponto de expressarem formalmente esse medo de competição.

QUESTÕES CLIMÁTICAS

Outro tema essencial na agenda de Lula e do Mercosul trata das  questões climáticas, agravadas a cada dia que passa, surpreendendo e causando pânico em muitos países, especialmente na Europa, logo eles que historicamente atuaram nos processos crescentes de degradação da natureza, promovendo uma ocupação desordenado dos solos ao redor do mundo e dando, assim, sua contribuição nociva ao estágio em que hoje a terra se encontra.

Neste fim de semana, por exemplo, em meio a uma onda elevadíssima de calor, o Hemisfério Norte viu suas autoridades e governantes disparando alertas de risco, em face de novos recordes de temperatura no mundo. Quase um quarto da população dos Estados Unidos está sob alerta de calor extremo. E isso está chegando a outros países, carregando a previsão de que se registrarão temperaturas recordes na América do Norte, Europa e Ásia, em mais uma demonstração das consequências das mudanças climáticas. Na Europa, o aquecimento avança duas vezes mais rápido do que a média mundial, e vários países terão temperaturas extremas, nunca visas até hoje em toda a história.

Nesse domingo, pelo menos 16 cidades da Itália entraram em alerta vermelho, com máximas de 36 e 37 graus, num país habituado secularmente ao frio.

E Lula dirá, certamente, que os europeus e norte-americanos, destacadamente, têm a mão colocada nessa ferida, em razão de um intervencionismo desastroso que causou danos estupendos  à natureza, ao longo da história, e que ainda seguem promovendo, sem qualquer demonstração visível de arrependimento e de disposição política para reparar os gigantes desgraças geradas.

CORRIDA ARMAMENTISTA

O último e relevante ponto que o Presidente Lula leva à reflexão dos líderes mundiais diz respeito à corrida armamentista. No seu primeiro discurso, na manhã dessa segunda-feira, em Bruxelas, o dirigente brasileiro já deu o tom das suas manifestações oficiais, ao dizer que a guerra no coração da Europa, referindo-se ao conflito armado entre Rússia e Urânia, “lança sobre o mundo o manto da incerteza e canaliza para fins bélicos recursos até então esperados para a economia e programas sociais.”

E foi na mosca: “A corrida armamentista dificulta ainda mais o enfretamento da mudança do clima”, citando que  em 2022 o mundo gastou em armamentos mais de US$ 2 trilhões, um valor que é considerado um recorde segundo o Instituto de Pesquisas pela Paz, de Estocolmo. Quando se registrou o primeiro ano da guerra, em fevereiro de 2023, Europa e Estados Unidos já tinham mandado para a Ucrânia mais de US$ 100 bilhões, para alimentar o conflito, um valor muito superior à soma do que todos os países ricos destinaram para cuidar das questões climáticas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES