José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

O neoliberalismo causa desgraça e a extrema direita segue avançando

O ressurgimento da extrema direita e suas ameaças às liberdades democráticas coincidem com a disseminação da desigualdade promovida pelo neoliberalismo,

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No seu formidável livro “Tambores à Distância – Uma viagem ao centro da extrema direita mundial”, o jornalista e escritor Joe Mulhall, um dos principais especialistas em grupos de extrema direita no Reino Unido, cuja obra teve a edição brasileira lançada na metade do ano passado, já nos advertia que a extrema direita está de volta, com sérias e reais ameaças aos direitos e liberdades que antes imaginávamos garantidos.

E isso está bem pertinho de nós, brasileiros. A vitória, com quase 32%, nas eleições primárias da Argentina, do extremista de direita Javier Milei, que poderá levá-lo a ser presidente do nosso vizinho país, reforça o prognóstico levantado por Mulhall, tornando-o bastante evidente. O extremista argentino é daqueles que despontaram para a política e para essa evidência que agora se vê, com discursos do tipo, “queimar o Banco Central vai acabar com a inflação”, a venda de órgãos humanos  pode ser “mais um mercado”, os políticos “devem ser chutados na bunda”.

O discurso de Javier Milei, com sua figura deselegante, desalinhada, propositadamente diferente do tradicional, é igualzinho ao de Donald Trump, nos Estados Unidos, e de Jair Bolsonaro, no Brasil, de extremada oposição e combate às instituições, à política, aos poderes, pregadores de um ufanismo assombroso de Deus, liberdade e família, postando-se como salvadores da pátria. Foi isso o que vimos no Brasil e nos Estados Unidos, e estamos vendo em outros países, europeus, sobretudo, onde essas inclinações fascistas despontam com força. 
Vimos nos discursos de campanha e nas práticas políticas ao chegarem ao governo, reveladoras de um desastre cujas consequências ainda hoje amargamos e nem sabemos quando terminarão.

MILEÍSMO 

Nada disso é novo, embora esse empoderamento seja mais recente. O trumpismo e o bolsonarismo, e agora o “mileísmo”, ou seja lá que denominação se queira dar a isso, já existiam muito antes da eleição do presidente americano, do presidente brasileiro e dessa agora tentativa de eleição de Javier na Argentina. Grupos radicais de extrema direita vêm se organizando a partir de subculturas marginais, nas mais diversas partes do mundo, há muitos anos.

Foi nessa onda que em 2020 cerca de 2 bilhões de pessoas, em diferentes países, estavam vivendo sob governos de inspirações fascistas, dentre eles, EUA e Brasil. E mesmo diante do alento de que Trump e Bolsonaro foram derrotados nos EUA e no Brasil- o que significa um revés merecedor de comemoração, não se pode ignorar que em grande parte do universo sociedades estão se afastando de normas liberais duramente conquistadas, e avanços progressistas e democráticos têm sofrido ameaças e abalos, diante de sociedades cada vez mais fragmentadas, divididas e anti-igualitárias, alimentadas por um ódio crescente. 

SOCIEDADES DESIGUAIS

As razões causadoras desse ambiente indesejável são diversas, complexas e de difícil explicação, mas não podemos afastar dessa tragédia os descaminhos, os efeitos negativos da globalização e da economia neoliberal, cujos resultados estão servindo para estratificar grupos privilegiados e formar sociedades cada vez mais desiguais. 

Não tendo capacidade de atender às necessidades e apelos de vastas camadas da população, necessitadas do amparo do Estado, tais elites políticas, na quase totalidade do planeta, foram determinantes para levar, por suas práticas insensatas e insensíveis, milhões e milhões de pessoas ao fundo do poço, à ausência de oportunidades, ao analfabetismo, à fome e à descrença. 

E daí, essas multidões empobrecidas e desvalidas, ao pensarem que não tinham e não têm saída, tiveram e estão tendo às suas vistas um passo curto para se jogarem nos braços da direita radical ou da extrema direita, cujos discursos vão no sentido de aniquilar o tradicional, a política e a instituição, como castigo por haverem gerado tanta desgraça.

Esse, na minha visão, é o dramático quadro que temos aos nossos olhos. Ou os dirigentes mundiais reformulam o capitalismo dominante, freando esse liberalismo desastroso e mortificante, ou a extrema direita não vai parar de avançar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES