José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

Retomada do pré-sal faz Brasil bater novos recordes na produção do Petróleo

Dados da ANP mostram que entre julho de 2022 e julho deste ano, houve um aumento de 18,6% na produção diária, alcançando 3,515 milhões de barris por dia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER
O Brasil volta a testemunhar sua maior empresa estatal, a Petrobrás, bater novos recordes na produção de petróleo, com a retomada dos investimentos realizados pelo atual governo em prospecção, pesquisa e tecnologia. Dados divulgados nesse último fim de semana pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), mostram que entre julho de 2022 e julho deste ano, houve um aumento de 18,6% na produção diária, alcançando 3,515 milhões de barris por dia. A produção de gás natural também atingiu um recorde, com um volume de 154,076 milhões de metros cúbicos por dia. Esse número representa um aumento de 13,6% em relação a julho de 2022 e um avanço de 1,2% em comparação com junho de 2023, que também havia sido um mês recorde.

O pré-sal continuou a liderar a produção nacional, representando 74,9% do total produzido no país. Esse segmento teve um aumento notável de 16,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior e um crescimento de 3,5% em comparação com o mês anterior. Foram extraídos 2,638 milhões de bpd de petróleo e 114,8 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural através de 142 poços.

Os campos marítimos se destacaram na produção, sendo responsáveis por 97,6% do petróleo e 85,8% do gás natural produzidos no país em julho. A Petrobras, tanto sozinha quanto em consórcio com outras empresas, foi responsável por 88,47% do total produzido. A produção teve origem em 6.424 poços, incluindo 515 marítimos e 5.909 terrestres.

BALANÇO DA ANP

O balanço da ANP destaca que a produção nos meses de junho e julho de 2023 superou todas as expectativas anteriores. Em junho, a Petrobrás já havia alcançado recorde de 3.367 milhões de barris/dia, mas isso foi superado em julho, com o crescimento de 4,3% em relação ao mês anterior. Esse impacto na elevação da produção deve-se bastante às operações da Petrobrás na plataforma Almirante Barroso e na plataforma Anna Nery, nos campos de Marlim e Voador, ambos localizados na Bacia de Campos.

A Bacia de Campos, aliás, que é a síntese da jornada de inovação e alta tecnologia que a Petrobrás desenvolve há mais de 40 anos em água profundas e ultraprofundas, está sendo revitalizada, desde que Lula assumiu o governo no seu terceiro mandato, e determinou mudanças importantes na política da empresa. Ao contrário do desmonte sofrido pela maior estatal brasileira a partir de 2016, desde que Temer chegou à Presidência da República, agravando-se com as vendas questionáveis de refinarias e outras subsidiárias para empresas estrangeiras, pelo governo Bolsonaro, a Petrobrás volta ser prioridade para o Governo.

Na lista de plataformas, gasodutos e exploração anunciada recentemente pelo atual presidente da empresa, JeanPaul Prates, está programada uma carteira de investimentos da ordem de R$ 323 bilhões, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O valor, só de aportes para a estatal, representa cerca de 20% de toda a previsão do PAC, que é de R$ 1,7 trilhão. Por essa estratégia, serão desenvolvidos 47 projetos, que vão de sistemas de produção no pré-sal, revitalização dos campos fora da área do pré-sal, a exemplo de Marlim, Albacora e Roncador, e transposição energética, que se destina a transformar as refinarias em biorrefinarias, gerando produtos a partir de óleo vegetal.

LISTA DE EMPREENDIMENTOS 

A lista de empreendimentos inclui plataformas, gasodutos e projetos de exploração, muitos deles já em andamento, como o Gasoduto Rota 3, com 355 quilômetros de extensão, que vai escoar gás natural da Bacia de Santos, até o o Gaslub, no Rio de Janeiro.

O crescimento constante na produção de petróleo do Brasil é um indicador positivo para o setor energético do país. Com atividades robustas da Petrobras e a participação de empresas internacionais, o pré-sal continua a se destacar como uma região de grande potencial.

A ANP observa que, embora as circunstâncias possam variar, o setor está em um caminho ascendente, impulsionando a economia brasileira e fortalecendo a posição do país no mercado global de energia.

O Brasil celebra mais um recorde na produção de petróleo, gás natural e no pré-sal, com números impressionantes que refletem o empenho das empresas e a expansão do setor energético do país.

Juntando-se esse momento relevante da produção da Petrobrás, à queda da inflação, à retomada do emprego, à diminuição da pobreza, e ao crescimento do PIB de nossa economia, dá para confiar que o país está no rumo certo. Para quem ainda insiste na descrença de que o Brasil voltou ao cenário mundial como uma potência promissora, esses números podem servir como impulso ao convencimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES