Anvisa autoriza a retomada dos testes da vacina CoronaVac no Brasil

Na segunda-feira, a agência anunciou que os estudos seriam suspensos após “evento adverso grave”

Avalie a matéria:
Coronavac | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta quarta-feira a retomada dos testes da vacina contra Covid-19 CoronaVac, produzida pela empresa chinesa SinoVac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan, no Brasil. 

Na segunda-feira à noite, a agência anunciou que os estudos seriam suspensos após  “evento adverso grave” durante a fase de testes da vacina.O evento grave informado na nota da Anvisa foi a morte de um voluntário, que segundo boletim de ocorrência registrado em São Paulo, a morte deu-se em decorrência de um suicídio

LEIA TAMBÉM:

- STF dá 48 horas para Anvisa detalhar suspensão de teste da Coronavac

- CoronaVac: Butantan diz que suspender testes traz medo e insegurança

Butantan estranha decisão da Anvisa de suspender teste da Coronavac

A suspensão provocou críticas do Butantan, que defendia que a morte não tinha relação com a vacina e que não teria sido avisado da suspensão dos testes pela impresa. Em resposta, a Anvisa afirmou que as informações fornecidas à agência sobre o caso foram "insuficientes e incompletas" e que avisou o Butantan 38 minutos antes de divulgar a informação.

Na nota divulgada hoje, a Anvisa afirma que na segunda-feira, quando suspendeu os testes, não havia sido informada sobre a causa do evento adverso grave. Além disso, diz que o boletim de ocorrência relativo ao caso não havia sido enviado. Segundo a agência, esses dados foram entregues somente ontem.

"A medida, de caráter exclusivamente técnico, levou em consideração os dados que eram de conhecimento da Agência até aquele momento e os preceitos científicos e legais que devem nortear as nossas ações, especialmente o princípio da precaução que prevê a prudência, a cautela decisória quando conhecimento científico não é capaz de afastar a possibilidade de dano", afirmou a agência.

Anvisa autoriza a retomada dos testes da vacina CoronaVac



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES