Fila de espera por leitos de UTI reduz 50% em sete dias no Piauí

De acordo com a coordenadora da Central de Regulação da Sesapi, Luciane Formiga, essa redução é tranquilizadora, mas não pode ser comemorada.

leitos | Ccom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou nesta sexta-feira (09), que a rede de saúde do Piauí apresentou uma redução de quase 50% no número de pacientes em fila de espera por leitos de UTI e leitos clínicos nos últimos sete dias no estado. No dia 3 de abril, eram 139 pacientes na fila de espera. Dia 9 de abril, esse número caiu para 80 pessoas. Em relação aos leitos clínicos, a fila era de 41 pacientes à espera de vaga. Dia 9 de abril, o número chegou a 21 pacientes.

De acordo com a coordenadora da Central de Regulação da Sesapi, Luciane Formiga, essa redução é tranquilizadora, mas não pode ser comemorada. “Vivemos um momento de estabilidade que é um reflexo das medidas restritivas, mas ainda não podemos relaxar, porque existem muitos pacientes na fila”, explica. O Governo do Estado segue empenhado em abrir novos leitos nas regiões com maior incidência da doença, mas é importante a ajuda da população, obedecendo as regras.

Fila de espera por leitos de UTI apresenta redução no Piauí (Foto: Ccom)

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, pede compreensão da população para atravessarmos esse momento de turbulência. “Mesmo com a redução das filas de UTI, a ocupação de leitos no Estado ainda é superior a 90%, o que não permite uma maior flexibilização, por enquanto. Com as medidas restritivas e a vacinação, vamos conseguir reduzir os números, que ainda estão altos no Piauí”, esclarece.

O governador Wellington Dias ressalta que a redução é um bom sinal, mas que a luta contra o vírus ainda deve persistir. “Essa redução na fila é um sinal de que as medidas de contenção no estado estão fazendo efeito, mas também mostra que ainda estamos longe de um cenário seguro”, disse.

Wellington destacou ainda que é necessária a colaboração de toda a população para que a transmissibilidade seja controlada. “Além das medidas que estamos adotando, precisamos que cada um adote as medidas de higiene, uso de máscaras e distanciamento. A vacina é a solução definitiva e, enquanto ela não chega em quantidade suficiente, temos que tomar todos os cuidados”, enfatizou.

LEIA MAIS: HUT zera fila de espera de pacientes por enfermarias Covid-19

LEIA MAIS: Fila de leitos clínicos zera, mas UTIs estão 100% ocupadas em THE



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES