Primeiro lote com vacinas pediátricas contra a Covid-19 chega no Piauí

O Ministério da Saúde estima que 331.432 crianças nesta faixa etária devem ser imunizadas no estado.

o | o
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro lote de vacinas pediátricas da Pfizer, para imunizar crianças de 05 a 11 anos contra a Covid-19 no Piauí, chegou na tarde desta sexta-feira (14). De acordo com a  Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), são 20 mil e 200 doses que já deveriam ter chegado ao estado, mas o voo foi cancelado em virtude da tripulação ter testado positivo para o coronavírus. 

Em novo comunicado, o Ministério da Saúde informou o novo horário do voo para o Piauí trazendo as vacinas, que já estão na Rede de Frio para distribuição. O governador Wellington Dias celebrou a chegada das vacinas para as crianças e reafirma o compromisso do Governo do Estado para vacinar os piauienses. 

“Essa chegada é muito importante, estamos alinhados com os municípios para fazermos rapidamente. Seguimos a ciência e o nosso objetivo é salvar vidas e, nesse caso, salvar vida de crianças. Vamos seguir a regra, vacinando primeiro as crianças com comorbidades, mas vamos a partir do critério da idade vacinar todas as nossas crianças”, disse. 

Leia Mais

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, explica que a Sesapi tem logística para distribuir as doses aos municípios até 12 horas após a chegada. "Amanhã nossas equipes já farão as entregas dos imunizantes para as Regionais de Saúde, onde os municípios poderão fazer a retirada”.

O Ministério da Saúde estima que 331.432 crianças nesta faixa etária devem ser imunizadas no estado. "Pedimos aos nossos gestores municipais que organizem suas equipes para que a vacinação das crianças aconteça de forma ágil e segura", reforça o secretário. 

A vacinação para este público será realizada com o imunizante da Pfizer, único, até o momento, autorizado para aplicação no público infantil pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa). O intervalo entre a primeira e segunda dose é 8 semanas. Para vacinar, é necessário que pais ou responsáveis acompanhem as crianças até o local de aplicação.

A vacinação deverá ser iniciada por crianças com comorbidades, acamados, com deficiência permanente, indígenas, quilombolas e depois de forma decrescente para público em geral.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES