Sesapi explica como são detectadas as novas variantes do coronavírus

No Piauí não foi detectada a presença da variante indiana, porém já circulam pelo estado as variantes P1, P2 e a N9

Sesapi explica como são detectadas novas variantes do coronavírus | Sesapi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nós últimos dias, os estados do Maranhão e Ceará, que fazem limite com o Piauí, anunciaram a detecção dos primeiros casos da variante indiana. Com o surgimento desses infectados, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) entra em alerta. O estado adotou medidas como o reforço das barreiras sanitárias em 26 pontos nas divisas entre o Maranhão, em um primeiro momento. 

Para conseguir detectar a presença de novas variantes é preciso estudar o vírus e sua estrutura. Para isso, os pesquisadores realizam um sequenciamento genético dos genomas do novo coronavírus e mapeiam o surgimento de mutações.

Foto: Divulgação/Sesapi

Leia Mais

“Os centros especializados recebem as amostras de hospitais e enviam uma porcentagem delas para os laboratórios que realizam o sequenciamento. Mas para que os genomas sejam sequenciados, essas amostras precisam ser de qualidade, por isso o Lacen toma todo cuidado com o acondicionamento para enviar as amostras”, explica a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa. 

Esse sequenciamento é feito a partir do exame de RT/PCR, que é analisado pelo Lacen-PI, que quando detecta a presença de variações do SARS-CoV-2. O material é enviado para o laboratório de referência, Instituto Evandro Chagas, na Bahia, que realiza o sequenciamento do vírus e descobre as variantes das linhagens conforme as diferenças que apresentam no material genético.

“Infelizmente ainda não existem testes rápidos ou antígenos que possibilitam a detecção de novas variantes de forma instantânea, então precisamos de um exame de RT/PCR, para que o laboratório de referência faça essa análise”, lembra a epidemiologista.

Coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa - Foto: Sesapi

No Piauí não foi detectada a presença da variante indiana, porém já circulam pelo estado as variantes P1, P2 e a N9, consideradas preocupantes pelo poder de transmissibilidade acarretando em casos mais graves da doença. “Mesmo não tendo essa indiana circulando no Piauí, os cuidados necessários para evitar a transmissão do vírus devem ser mantidos. Com isso a Sesapi intensificou as barreiras sanitárias, que orientam a população, e caso positivo nos testes rápidos, procure um hospital e faça a coleta para a realização do RT/PCR”, alerta Amélia Costa. 

A especialista ressalta que é importante seguir com os sequenciamentos, e quanto mais deles forem feitos, mais detalhes se terá sobre o vírus. “Além de poder identificar as mutações, sequenciar esse material permite ter mais conhecimento sobre as rotas de circulação do vírus e assim fazer ações mais efetivas de prevenção”, pontua a coordenadora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES