Teresina inicia a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

Os pequenos receberam um “certificado de heroísmo” para comprovar a coragem na importante data.

Vacinação | Ananda Soares
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina começou a vacinação de crianças contra a Covid-19 na manhã desta terça-feira, 18 de janeiro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Isabel, na zona Leste da capital piauiense. O prefeito Doutor Pessoa (MDB) acompanhou a vacinação e convocou pais para ficarem atentos ao calendário da vacina. Os pequenos receberam um “Certificado de Heroísmo” para comprovar a coragem na importante data.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina disponibilizou 11 UBSs para a aplicação do imunizante pediátrico da Pfizer. Na fila, o arquiteto Wellington Camarço aguardava a vez do filho chamado André, de 10 anos. Contente e finalmente aliviado, o pai contou que enfrentou dificuldades para se adaptar à pandemia e garantir a saúde do pequeno.

“É uma alegria muito grande para mim e toda família, como se fosse um momento de libertação. Meu filho tem diabetes e durante os dois últimos anos tivemos muito cuidado e medo. A vacina é uma oportunidade de dar a ele uma vida normal de uma criança de 10 anos de idade”, disse o pai. Decidido, o menino não teve medo e negou quando foi questionado se a injeção havia doído. Depois de enfrentar corajosamente a agulha, exibiu seu certificado e abraçou o pai.

Wellington Camarço levou o filho para a vacinação contra a Covid-19 - Foto: Ananda Soares

O dia também foi de alegria e comemoração para Wellington Paz, analista de sistemas. Ele levou sua criança de cinco anos para garantir a proteção contra o vírus da Covid-19. Segundo ele, a vacinação é um exemplo de responsabilidade. "Eu não sei o que dizer, trazer meu menino para receber essa dose é mais do que proteger contra a doença. É um ato de cuidado, é um direito do meu filho. Eu esperei muito por esse momento e espero que todos possam fazer isso também", falou.

Wellington Paz carrega o filho de cinco anos para receber a vacina (Foto: Ananda Soares)

André Grandim, 11 anos, disse que até sonhou com a vacina. Mesmo jovem, ele já sabe que a vacina é segura e eficaz. "Vou ser vacinado hoje com a minha mãe e não tive medo, pelo contrário, quase não consigo dormir pensando no dia de hoje. Eu desejo que todas as crianças se vacinem para a pandemia acabar de uma vez", contou.

André Grandim (Foto: Ananda Soares)

A cidade de Teresina recebeu 4.400 doses de vacina pediátrica da Pfizer no primeiro lote. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, ao menos 90 mil crianças estão aptas a serem imunizadas nesta primeira fase, que prioriza os pequenos com comorbidade, deficiência, indígenas ou quilombolas.

A FMS acredita que mais doses de vacina pediátrica da Pfizer cheguem durante a semana (14). “Se tivermos mais doses, conseguiríamos atingir em poucos dias a nossa meta de 90 mil. As doses são agendadas para evitar aglomerações e garantir o conforto das nossas crianças. Todos estarão vacinados em breve”, falou Gilberto.

Segundo o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, é um dia importante que precisa ser ainda mais divulgado para atrair mais pais, avós e demais familiares para a vacinação. “É uma vacina segura, aplicada nos países de primeiro mundo e muito testada. Vamos vacinar nossas crianças, não tenham medo e fiquem de olho nas datas disponibilizadas pela Fundação", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES