Açaí é um grande aliado para fortalecer nossa imunidade; veja benefícios

Quanto maior o valor do ORAC, maior é o poder em neutralizar os radicais livres (causadores de doenças degenerativas) e maior o seu potencial antioxidante

açaí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o açaí é um fruto bastante benéfico para a saúde de quem o consume. Considerado um verdadeiro queridinho dos brasileiros, a deliciosa fruta roxa é cultivada predominantemente na Amazônia e fornece uma importante gama de vitaminas e minerais para fortalecer nosso sistema imunológico.

Sobretudo durante a pandemia de Covid-19 que vem assolando o planeta desde o início de 2020, as características nutricionais desse alimento nacional se tornam realmente atrativas, uma vez que pode atuar diretamente na prevenção de gripes e resfriados. Então, vamos entender um pouco mais sobre as particularidades dessa deliciosidade? Olha só!

Mais do que seu gosto peculiar que chama a atenção do paladar de diversas pessoas, o açaí é um alimento muito rico em fenólicos — um composto químico que atua em nosso organismo como um potente antioxidante e combate doenças. Isso faz, inclusive, com que seja uma das frutas com maior valor de Capacidade de Absorção dos Radicais Oxidantes (ORAC).

 A deliciosa fruta roxa é cultivada predominantemente na Amazônia. (Foto: Reprodução)

De acordo com a nutricionista e educadora física Dani Borges, esse é um dado bastante importante. "Quanto maior o valor do ORAC, maior é o poder em neutralizar os radicais livres (causadores de doenças degenerativas) e maior o seu potencial antioxidante", explicou.

Além disso, o fruto também é rico em vitamina A, D, E, C, K e vitaminas do complexo B. Isso faz com que seja uma excelente fonte de ferro, potássio, zinco ácidos graxos essenciais e de outros minerais como manganês, magnésio, cálcio e cromo, os quais também trabalham como ótimos antioxidantes.

Qualidade nutricional

Com todas essas características, o açaí se torna um potente aliado contra gripes e resfriados. “Isso acontece pela falta de vitaminas e principalmente da vitamina D e dos antioxidantes que ajudam a proteger o nosso organismo e a fortalecer o nosso sistema imunológico, aumentando a capacidade do nosso corpo de combater infecções por fungos, bactérias e vírus”, explicou Borges.

Açaí vai bem só ou acompanhado com frutas e ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico. (Foto: Reprodução)

Entretanto, muitas pessoas evitam consumir o fruto por pensar que ele pode ser um alimento bastante calórico e que contribui para o ganho de peso sem saberem que essa é uma concepção errada sobre ele. De acordo com a nutricionista e consultora online, o açaí é mais saudável do que as pessoas acreditam e essencial para fortalecer nossa imunidade.

"Ao contrário do que muitos pensam, o açaí não é um alimento tão calórico, ele possui apenas 60kcal em cada 100g.", assegurou. Por outro lado, incrementos como o xarope de Guaraná, leite integral, mel e outros ingredientes açucarados podem fazer com que o alimento se torne realmente mais pesado e cause um grande ganho de calorias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES