Chineses estão desenvolvendo radar capaz de detectar ameaças do espaço

Com isso, o radar quântico atingiria um alcance de quase 40 vezes a distância entre a Terra e a Lua

Radar quântico, imagem ilustrativa | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cientistas chineses estão desenvolvendo um radar terrestre ultrassensível que conta com tecnologia quântica e opera a temperaturas extremamente frias.

O radar será empregado para detectar ameaças do espaço que possam passar despercebidas aos atuais sistemas de vigilância planetária. Recentemente, a equipe de pesquisa revelou parte de seu projeto em um artigo na Cryogenics & Superconductivity, segundo o jornal South China Morning Post.

China desenvolve radar quântico (Imagem ilustrativa Pexel)

A principal vantagem do novo equipamento sobre os radares convencionais é que não requer o aumento do tamanho de sua antena ou de sua potência de emissão de micro-ondas, reduzindo significativamente seus custos de instalação e operacionais.

Com isso, o radar quântico atingiria um alcance de quase 40 vezes a distância entre a Terra e a Lua, além de identificar objetos menores que os sistemas convencionais a um custo relativamente baixo.

China desenvolve radar quântico (Imagem ilustrativa Pexel)

A equipe de desenvolvimento explicou que o equipamento funcionará com base em sua capacidade de separar partículas de micro-ondas artificiais fracas, que geralmente são descartadas pelos radares tradicionais, do fundo de ruído natural, gerando uma imagem de um objeto anteriormente invisível.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES