Jesus não nasceu no dia 25; Entenda a celebração do Natal feita nesta data

Para entender como o Natal adotou o dia 25 de dezembro nos calendários, é preciso voltar no tempo e entender a origem do cristianismo.

Jesus não nasceu no dia 25; Entenda a celebração do Natal feita nesta data | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A data real do nascimento de Jesus é alvo de polêmica em todo Natal. O evento é celebrado por cristãos em todo o mundo no dia 25 de dezembro, mas a figura principal do cristianismo não nasceu nesta data.

A verdade é que não se sabe quando e como Ele teria nascido — a única certeza é que não foi no dia 25 de dezembro.

Jesus não nasceu no dia 25; Entenda a celebração do Natal feita nesta data (Foto: Divulgação/ Getty Images)Nascimento de Jesus não ocorreu no dia 25

O dia 25 de dezembro é marcado em todos os calendários do mundo ocidental como a data de nascimento de Jesus Cristo, mas a data é apenas uma formalidade.

Fernando Ripoli, professor na Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, enfatiza que Jesus não nasceu em 25 de dezembro. Marcelo Carneiro, professor da pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, corrobora essa visão, citando que na Bíblia não há nenhuma menção a este dia.

"O Novo Testamento não faz menção a nenhum dia específico do nascimento de Jesus. Inclusive, a palavra 'Natal' não aparece. Na Bíblia, há relatos dos evangelistas sobre o nascimento de Jesus. E eram considerados relatos apenas para confirmar a maneira que Jesus nasceu", disse Marcelo.

Leia Mais

Para entender como o Natal adotou o dia 25 de dezembro nos calendários, é preciso voltar no tempo e entender a origem do cristianismo:

- Inicialmente, os cristãos eram parte de uma "seita" dentro do judaísmo e a separação ocorreria mais tarde;

- Em 325, os cristãos, antes perseguidos no império romano, passaram a ter liberdade de culto;

- Em 380, o cristianismo se tornou a religião oficial dos romanos.

- E, entre o sincretismo religioso dos romanos, um dos deuses mais importantes era Mitra, o deus-sol.

A festa Mitra? No dia 25 de dezembro

"A tradição cristã escolheu uma data, muito provavelmente em um movimento missionário, aproveitando a deixa cultural existente. Havia toda uma tradição dos povos na antiguidade com o chamado Solstício de inverno no hemisfério norte. E entre os romanos havia a adoração do sol invicto. Então, foi uma oportunidade para os cristãos ressignificarem a festa", aponta Gerson Leite de Moraes, pastor e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fonte: UOL



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES