mais

Maconha pode causar ataques cardíacos em jovens adultos, aponta estudo

Quando a frequência de batimentos cardíacos se torna irregular, o coração passa a ter necessidade de mais oxigênio, como mostra a emissora americana, e a maconha gera um efeito inverso,

Fuma, vaporizar ou comer a Cannabis sativa (maconha) pode aumentar significativamente o risco de ataque cardíaco em adultos com menos de 45 anos, segundo publicado na última terça (7) no periódico científico Canadian Medical Association Journal.

De acordo com a emissora americana CNN, os cientistas descobriram que os jovens adultos que consumiram a droga sofreram quase o dobro de ataques cardíacos do que aqueles adultos que não usaram maconha.

O estudo usou diferentes preparações da planta Cannabis, cuja substância psicoativa é o tetrahidrocanabinol, ou THC. Os pesquisadores analisaram mais de 33.000 adultos de 18 a 44 anos incluídos nos bancos de dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos entre 2017 e 2018.

Segundo a emissora, dos 17% dos jovens adultos que relataram usar cannabis nos últimos 30 dias, 1,3% tiveram ataque cardíaco e apenas 0,8% dos que não ingeriram maconha relataram o mesmo.

Pesquisa sobre uso da maconha por adultos mostra resultados preocupantes. (Foto: Elsa Olofsson- Unsplash – cbdoracle.com)Pesquisa sobre uso da maconha por adultos mostra resultados preocupantes. (Foto: Elsa Olofsson- Unsplash – cbdoracle.com)

“Algumas pessoas presumem que consumir cannabis é seguro e não pode prejudicar seu corpo, mas isso não está certo. Há evidências crescentes de que pode ser potencialmente prejudicial a você, tanto a curto como a longo prazo”, afirma o pesquisador Karim Ladha, da Universidade de Toronto, no Canadá, principal autor do estudo, citado pela CNN.

Frequência cardíaca irregular

Apesar de a análise não ter levado em conta o efeito geral da cannabis sobre a saúde do coração, conforme Ladha, pesquisas anteriores mostraram que a droga pode afetar a frequência cardíaca do usuário.

Quando a frequência de batimentos cardíacos se torna irregular, o coração passa a ter necessidade de mais oxigênio, como mostra a emissora americana, e a maconha gera um efeito inverso, limitando a quantidade do gás entregue ao principal órgão do corpo.

Efeitos causados peo uso da Cannabis preocupa estudiosos. (Foto:  Reprodução-Pixabay)Efeitos causados peo uso da Cannabis preocupa estudiosos. (Foto:  Reprodução-Pixabay)

“O que você acaba tendo é essa incompatibilidade de oferta e demanda de oxigênio que leva fundamentalmente a ataques cardíacos”, explica Karim Ladha à CNN.

A emissora lembra que a Associação Americana do Coração (American Heart Association) reconhece os benefícios potenciais do uso de cannabis para o alívio da dor e outros fins médicos, mas as consequências negativas não devem ser ignoradas.

Tanto os usuários quanto seus médicos devem equilibrar os riscos e benefícios da maconha.

Mas a associação não recomenda fumar ou vaporizar cannabis, independente da quantidade, devido aos danos aos pulmões.



Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail