Nuvem roxa surge no céu do Chile. Entenda o que está acontecendo

Suspeita é de vazamento de vapor de iodo em fábrica no Norte do Chile; ingestão da substância pode levar à morte

Nuvem roxa surge no céu próximo a fábrica de iodo | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As autoridades chilenas se depararam com um fenômeno raro e intrigante. Elas investigam o surgimento de uma nuvem roxa sobre a Companhia Salitre e Iodo (Cosayach), que fica na região de Tarapacá. A suspeita é de que houve um vazamento de vapor de iodo, por uma falha de bomba do rotor.

Equipes técnicas foram enviadas ao local, a 1.470 km de Santiago, para verificar o ocorrido. Não há registro de pessoas que passaram mal ou foram hospitalizadas por terem aspirado o vapor.

Fenômeno  que causa nuvem roxa no céu intriga especialistas-  reprodução

Meio ambiente

Em entrevista à imprensa chilena, o diretor regional da Oficina Nacional de Emergência, Álvaro Hormazábal, afirmou que está em contato com a Superintendência do Meio Ambiente para avaliar o ajuizamento de uma denúncia por descumprimento de normas e dos compromissos ambientais assumidos pela empresa.

O superintendente do Meio Ambiente, Emanuel Ibarra, disse ao site Infobae que a nuvem roxa está ligada à Cosayach, e que a empresa não reportou o ocorrido. Uma sala de emergência foi criada para tratar do incidente.

A ingestão de vapor de iodo pode causar queimaduras severas na boca, garganta e estômago, dor abdominal, diarreia, febre, vômito e estado de choque. Em grande quantidade pode levar inclusive à morte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES