Por que algumas pessoas acordam sempre no mesmo horário a noite?

Situação de estresse, horários errados para dormir e até mesmo falta de ar fresco a vezes acaba atrapalhando acordar durante a noite

Essa reação do sono está relacionada a diversos fatores | Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você é do tipo que sempre acorda a noite? A prática é mais comum do que se imagina e são inúmeras pessoas que sofrem do problema. Segundo o diretor do centro de saúde mental de Swinburne University of Technology, Austrália, Greg Murray é um fenômeno relatado por cerca de um em cada três pessoas. Chama a atenção o fato de ter aumentando muito com a pandemia.

“Acordar e se preocupar às 3 da manhã é muito compreensível e muito humano, mas, na minha opinião, não é um grande hábito para adquirir”, diz.

De acordo com especialistas em sono, essas primeiras ruminações estão relacionadas ao estresse, horários erráticos para dormir e até mesmo falta de ar fresco pode atrapalhar nossa higiene do sono.

Há pessoas que sempre acordam no mesmo horário na noite - Freepik

Por qual às 3 ou 4 da manhã?

A maioria das pessoas normalmente cochila entre 23h e meia-noite e acorda entre sete e oito da manhã. Que momentos ficam no meio desses intervalos?

“Durante a noite, nosso sono oscila entre o sono de movimento rápido dos olhos (REM) e o sono não REM. Cada estágio do sono tem um limite diferente de como é fácil ser acordado”, explicou Aneesa Das, diretora assistente do Programa de Medicina do Sono do Ohio State Wexner Medical Center.

“Uma explicação provável para acordar no mesmo horário todas as noites é que você vai dormir no mesmo horário e então, no mesmo horário todas as noites, atinge um estágio leve de sono e acorda”, escreveu ela.

Como forma de tratamento, os especialistas recomendam que as pessoas façam uma lista de tarefas. Manter um bloco de notas ao lado da cama e anotar tudo em sua lista de tarefas, bem como quaisquer outras preocupações ou estressores circulando em sua mente pode ser muito eficiente para “limpar sua mente”.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES