Por que todo mundo faz xixi logo nas primeiras horas da manhã? entenda!

Entenda como funciona o corpo humano nas primeiras horas do dia para saber o que te faz querer fazer xixi logo depois de acordar.

banheiro | Maiara Ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ritual é sempre o mesmo: acordar e ir para o banheiro fazer xixi. Todo mundo tem essa rotina a maior parte do tempo. Aliás, existem aqueles dias em que o que faz a pessoa acordar é justamente a vontade incontrolável de usar o banheiro. Você já parou para pensar no porquê de isso acontecer sempre da mesma maneira? Saiba que o motivo está longe de ser o excesso de água antes de dormir.

Leia Mais

A médica Kari Peterson comentou o assunto em uma entrevista para a revista norte-americana Womens’s Health. O real motivo está ligado aos rins e aos hormônios do corpo. “À noite, os rins filtram menos urina e sua bexiga relaxa e retém mais líquido. Além disso, um hormônio chamado vasopressina instrui as células a reterem água. Considerando esses fatores, não é surpreendente que sua bexiga esteja sempre cheia pela manhã”, explicou Peterson.

É comum levantar  pela manhã e seguir para o banheiro fazer xixi. (Foto: Maiara Ribeiro)

Além disso, a primeira bebida do dia costuma ser o café ou chás que também possuem teor de cafeína. Esse fato contribuiu ainda mais para que a pessoa vá ao banheiro logo nas primeiras horas do dia. A cafeína é um excelente diurético e acaba ajudando na vontade incontrolável de urinar.

Cuidado com o excesso de vontade de urinar

Embora seja comum sentir vontade de urinar, ela não deve ser constante durante o dia. Nesse caso, o melhor a ser feito é buscar um médico especialista, já que você pode estar sofrendo com infecção de urina ou mesmo apresentar bexiga hiperativa.

“Além disso, é menos comum, porém a necessidade de fazer muito xixi pela manhã pode ser um sinal de uma condição médica como diabetes, muitas vezes acompanhada de sede, ou miomas uterinos, que são tumores benignos”, reforçou a médica.

Se a vontade de fazer xixi não soar como algo normal, fique atento. Geralmente, nosso corpo é capaz de identificar situações que fogem do comum e podem estar associadas a doenças. Sempre procure por um médico.

Com informações R7



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES