'Tenho na barriga uma bebê viva e outra morta', diz mãe de gêmeas em MS

A mãooi diagnosticada com Síndrome da Transfusão Feto-Fetal e mantém a gravidez com uma das bebês sem vida há quase dois meses em sua barriga.

Mãe de gêmeas vive com uma das bebês sem vida na barriga | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Grávida de gêmeos, a nutricionista Thaiana Loena Fraga, de 29 anos, perdeu uma das bebês com 27 semanas de gestação devido a uma síndrome. Próxima de completar 9 meses, Thaiana leva a gravidez com uma das bebês sem vida há quase dois meses em sua barriga.

Mãe de gêmeas vive com uma das bebês sem vida em sua barriga (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)A nutricionista sempre quis ser mãe de gêmeos, principalmente, porque há casos na família. Após conseguir engravidar, depois de meses de planejamento, Thaiana foi surpreendida duplamente: seria mãe de gêmeas - Maria Alice e Maria Heloísa - e também vítima da Síndrome da Transfusão Feto-Fetal (STFF).

Ela sabia desde o início que a gestação gemelar univitelina, em apenas uma placenta, poderia haver complicações, mas jamais pensou que a previsão realmente iria se concretizar.

Após diversos exames e avaliações, Thaiana descobriu com 27 semanas, no fim de novembro de 2021, a Síndrome da Transfusão Feto-Fetal. “Tive uma gravidez muito tranquila, em um exame de rotina foi constatada a síndrome, foi um choque muito grande”, disse.

Segundo o diagnóstico médico, a síndrome acontece quando um dos fetos passa a 'doar' sangue para o outro e fica anêmico. O receptor, por sua vez, recebe muito sangue e tem a produção de líquido amniótico aumentada, sobrecarregando o coração, o que aconteceu com Maria Heloisa.

Thaiana com 4 meses de gestação (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)Com isso, Thaiana precisou ir para Campinas (SP) para realizar uma intervenção cirúrgica e tentar salvar os bebês.

"Tudo aconteceu muito rápido, descobrimos que os cordões umbilicais se uniram e uma das bebês estava sugando o sangue da outra, o coração não dava conta. Fomos para Campinas para cauterizar onde ocorria essa ligação entre elas. A única alternativa era a cirurgia, tinha 55% de chance das duas sobreviveram, e eu me agarrei nisso”, relatou.

Perda

Após a cirurgia, em uma consulta com a obstetra foi constatado o que Thaiana mais temia, uma das bebês estava sem batimento cardíaco ainda no útero.

A mãe sempre sonhou em ter gêmeas (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)"O coraçãozinho dela já tinha parado de bater, a Maria Heloísa estava com insuficiência cardíaca. Mantemos as duas na minha barriga porque a placenta ainda tem bastante líquido e está sendo possível manter apenas uma viva sem que haja risco de infecção", lamentou.

Apesar de conseguir salvar uma das bebês, Thaiana não esconde que é muito doloroso saber que ao dar à luz, em uma cesárea marcada para esta terça-feira (25), Maria Alice vai nascer viva, mas a irmãzinha, Maria Heloísa não.

“É uma situação muito delicada, tenho na barriga uma bebê viva e outra morta, amanhã vou conhecer uma filha viva e outra sem vida, preciso ser forte porque a Maria Alice vai precisar de mim”, disse.

A nutricionista relatou que assim como está se preparando para receber a filha Maria Alice, também sabe que terá momentos de luto e tristeza. “Quero pegar a Maria Heloisa no colo, sei que enquanto ela está na minha barriga, ela é minha, mas ao mesmo tempo tenho que pensar no enterro dela, é muito dolorido”.

Ajuda

Devido a cirurgia, exames e viagem, a família gastou mais de R$ 80 mil no tratamento. Para ajudar nas despesas, a família está fazendo rifa de uma TV de 50 polegadas ao custo de R$ 30,00 o número.

Quem quiser comprar e auxiliar nesse momento, pode entrar em contato pelo número (67) 99231-8098.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES