Funcionários relatam simplicidade de Tarcísio Meira: 'Comia com a gente'

Ator estava em quarentena com a esposa, Glória Menezes, em uma fazenda de Porto Feliz (SP) desde o começo da pandemia. O ícone da dramaturgia, com mais de 60 anos de carreira, não resistiu à Covid-19 e morreu na quinta-feira (12).

tarcisio | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A simplicidade de Tarcísio Meira era parte da personalidade do ator que encantou gerações por meio de trabalhos na televisão, cinema e teatro. É assim que lembram os vizinhos e funcionários da fazenda dele em Porto Feliz (SP), onde ele esteve isolado na pandemia com a esposa Glória Menezes.

Tarcísio Meira morreu aos 85 anos na manhã de quinta-feira (12), vítima da Covid-19. Ele e Glória Menezes deram entrada no hospital na última sexta-feira (6). O artista chegou a ser intubado na UTI e fazer hemodiálise contínua.

Em entrevista, a artesã Nivea Maria Turuel conta que grande parte da família dela já morava na propriedade comprada pelo casal e, durante um período, ela também teve a oportunidade de trabalhar na fazenda para os artistas.

Tarcísio Meira e Glória Menezes em fazenda 

"Ele sempre foi uma pessoa muito boa, sempre foi um homem simples. Vinha na casa da gente e tomava café com a gente. Ele não saía da cozinha, eu sempre estava com ele. Às vezes até me atormentando porque eu não tomo café e ele fazia eu tomar café", lembra Nivea.

A fazenda em que os atores estavam tem criação de gado e plantações. Vizinho do casal, o produtor de uva, Jeferson Castilho, afirmou que Tarcísio era tranquilo e simpático com todos da cidade, que tem cerca de 53 mil habitantes.

"A propriedade é vizinha nossa. Ele vinha comprar uva e era um senhor tranquilo, simples, um homem que conviveu muito em Porto Feliz. Várias vezes encontrei com ele em supermercado, farmácia, padaria. Muito tranquilo, simpático. Um homem que vai deixar muita saudade para Porto Feliz", afirmou.

Presenteava crianças do sítio

A família de Regiane Domiciano guardará como recordação a gratidão pela acolhida de Tarcísio Meira na fazenda. Ela conta que há 30 anos, o sogro dela foi contratado para trabalhar como ajudante geral no local e, desde então, tanto Regiane quanto o seu marido, que também trabalha no sítio do ator, passaram a morar no local.

"Meus sogros vieram do Paraná para trabalhar aqui com os três filhos. O meu marido começou a trabalhar com ele quando o meu sogro adoeceu e se aposentou e continua até hoje como tratorista agrícola. O Tarcísio foi uma pessoa maravilhosa com a nossa família, pois o meu sogro continua morando aqui no sítio."

"Não era só patrão, era amigo de todos do sítio, fazia de tudo por seus funcionários. Ele era acostumado a dar presente às crianças do sítio no Natal e sempre tirava fotos com todos. Por causa da pandemia, no final do ano passado ele fez depósito bancário para não ter contato com ninguém", relembra.

Glória  Menezes em seu sítio 

Regiane explica que o ator se dedicava a cuidar do 'Sítio Glória' desde que foi morar no local, no início da pandemia de Covid-19.

"Ele veio morar pra cá no começo da pandemia e apenas saía de carro acompanhado da Glória após o expediente dos funcionários. Ele gostava de ver a criação de gado e a plantação de milho que usava para a alimentação dos bois", explica.

A prefeitura de Porto Feliz emitiu uma nota lamentando a morte do ator.

"A Prefeitura de Porto Feliz manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do ator Tarcísio Meira. Tarcísio possuía fazenda em Porto Feliz e desde o inicio da pandemia estava morando na cidade. Neste momento de dor, a Prefeitura se solidariza com amigos e familiares e expressa as mais sinceras condolências pela perda."

Paixão pelo campo

Em entrevista ao Globo Rural em 2013, Tarcísio explicou que a paixão por ter um lugar no campo começou quando filmou com Anselmo Duarte, que tinha um sítio em Itu, interior paulista. Ele, então, amou o lugar e procurou um para ter também.

"Ele me arrumou um lugar que eu pudesse reunir com amigos, em Porto Feliz. Uma terra ociosa. Perguntei para um amigo se me ajudava e ele disse que ajudava. Fizemos um confinamento. Não foi muito bem, mas também não foi mal. E comecei a aprender e de lá para cá fui aprendendo. Chegou uma hora que quis ser fazendeiro e procurei um amigo. O gado foi para Porto ", afirmou na época.

"O importante disso tudo, a terra, o campo, são muito importantes na minha vida. Me dá um equilíbrio que eu preciso. A televisão, o trabalho na televisão, você se exaure muito, empresta muito de si para o personagem. Então, você sofre com os problemas do personagem. Na fazenda é uma sensação muito especial. Você começa ouvir ruídos que você nem imagina", disse durante a entrevista.

Casal de atores chegou a tomar as duas doses da vacina contra a covid

Morte

O ator estava internado no hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, em tratamento contra a doença. Ele e Glória Menezes deram entrada no hospital na última sexta-feira (6). O artista chegou a ser intubado na UTI e fazer hemodiálise contínua.

Já a atriz, de acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital na quarta (11), está se recuperando bem e recebe auxílio de oxigênio via nasal. Ela está internada em um apartamento.

Ambos receberam a 2ª dose da vacina contra Covid em março deste ano na Unidade Básica de Saúde Vila América, em Porto Feliz.

O Tarcísio nasceu em São Paulo (SP) no dia 5 de outubro de 1935. Estreou na Globo em 1967 e trabalhou em mais de 60 programas, entre minisséries, especiais e novelas.

Atriz de teatro, televisão e cinema, Glória Menezes nasceu em Pelotas (RS). Na Globo, estreou em 1967 com a novela "Sangue e Areia". Atuou em mais de 40 telenovelas na emissora.

Tarcísio e Glória foram casados por quase 60 anos e são pais do também ator Tarcísio Filho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES