Vagner Ribeiro lança música em homenagem à Procissão das Sanfonas

A música nasceu na pandemia, da necessidade de rememorar a participação popular na Procissão das Sanfonas

Vagner Ribeiro faz homenagem à Procissão das Sanfonas | José Alison
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vagner Ribeiro lança no próximo dia 22 de agosto, Dia do Folclore, a canção “Na procissão”. Trata-se de uma homenagem à Procissão das Sanfonas de Teresina e a quem faz a cultura popular acontecer e brilhar.

A música nasceu na pandemia, da necessidade de rememorar a participação popular na Procissão das Sanfonas, que aconteceu nos últimos anos no formato virtual, bem diferente do que vinha sendo realizado nos anos anteriores. Em 2022 tornou-se uma celebração do retorno da procissão às ruas de Teresina para a alegria de muitos.

Vagner faz lançamento de música em homenagem a procissão - José Ailson(Um Zé)

“O processo de composição começou pensando na ideia de trem, deste percurso de Teresina a São Luís do grande João do Vale, imortalizado por Luiz Gonzaga. Todos nós juntos neste trem com Maria da Inglaterra, representante popular das nossas expressões de música, com Sivuca, representando todos os sanfoneiros, e também com Gilberto Gil pela sua capacidade de contemplar tudo que é popular, que mexe com o social.” Vagner Ribeiro

A arte da capa de “Na Procissão” foi criada pela ilustradora, artista urbana, performer e arte-educadora teresinense Aline Guimarães (Línea). 

Seu trabalho é uma contação de história, passa pela brincadeira das crianças e a sabedoria dos velhos. Tem pesquisado a terra como elemento de criação, tanto na feitura de suas tintas naturais, como no entendimento de território e diáspora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES