2022: Relatório aponta aumento de 50% nos casos de racismo no futebol brasileiro

Relatório destaca um crescimento nas denúncias de racismo no futebol brasileiro, passando de 64 em 2021 para cerca de 90 no ano seguinte

Ednaldo Rodrigues e Marcelo Carvalho se reunirão no Maracanã | Lucas Figueiredo/CBF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Levantamento mostra que os casos de racismo no futebol brasileiro registraram um aumento de 50% em 2022 em comparação ao ano anterior, totalizando 233 ocorrências. Essa informação faz parte do Relatório da Discriminação Racial no Futebol, que será apresentado nesta terça-feira (21) pela Confederação Brasileira de Futebol em parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

Além do aumento no número de casos, o relatório destaca um crescimento nas denúncias de racismo no futebol brasileiro, passando de 64 em 2021 para cerca de 90 no ano seguinte. A divulgação do documento está programada para ocorrer durante uma reunião entre o diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho, e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, antes da partida entre Brasil e Argentina no Maracanã.

Ednaldo Rodrigues afirmou: "Estamos lado a lado com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, empenhados em trabalhar pelo fim do racismo. O caminho a percorrer é desafiador. Mas começamos esse caminho mudando de forma estruturada a postura da CBF diante desse crime. Saímos da passividade vista em gestões anteriores para a ação. A criação de penas desportivas e de campanhas de conscientização tornaram a CBF uma referência mundial e também responsável pela causa. Racismo é crime, e é com trabalho que vamos fazer com que o futebol seja inclusivo, como deve ser."

Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, complementou: "Nesse segundo ano de parceria entre CBF e Observatório da Discriminação Racial no Futebol, a divulgação do estudo, que está em sua nona edição, traz um profundo diagnóstico sobre a incidência dos casos de racismo e preconceito na cadeia do futebol."

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES