Com 5 medalhas, Brasil tem o melhor início da história nas Olimpíadas

Pela primeira vez na história, o Brasil tem, após quatro dias de disputas, cinco medalhas conquistadas em uma edição das Olimpíadas

Avalie a matéria:
Italo ganha medalha de ouro | Foto: Ryan Pierse/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela primeira vez na história, o Brasil tem, após quatro dias de disputas, cinco medalhas conquistadas em uma edição das Olimpíadas. Até o momento, o país tem um ouro, duas pratas e dois bronzes, superando, e muito, qualquer início de campanha na história do evento.

Olimpíadas do Rio

Como exemplo, nas Olimpíadas do Rio, há cinco anos, o Brasil só atingiu a marca de cinco medalhas no oitavo dia oficial de eventos. Com quatro dias, eram apenas duas. E, ao término dos Jogos, a delegação bateu o recorde de pódios com 19 medalhas, sete ouros, seis pratas e seis bronzes.

Italo Ferreira é ouro no surfe nas Olimpíadas de Tóquio — Foto: André Durão 

Até então, o melhor desempenho do país na história após quatro dias de Olimpíadas era de Londres 2012, quando tinha três pódios: um ouro, uma prata e um bronze.

Fernando Scheffer exibe medalha de bronze no pódio em Tóquio — Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA  

Estreia de esportes

É bem verdade que o sucesso desse início veio por conta dos esportes que jamais tinham sido disputados na competição, skate e surfe. Nas rodinhas, o país conquistou duas pratas na categoria street, enquanto no surfe, Ítalo levou o ouro. As outras medalhas foram no judô (Daniel Cargnin) e Fernando Scheffer (natação).

Projeção

Na projeção inicial de medalhas, o Brasil estaria, neste momento, com dois ouros, duas pratas e dois bronzes, um pouco melhor do que está atualmente (1-2-2). Mas, ao que tudo indica, esportes como ginástica e boxe podem levar mais medalhas do que o previsto. Isso sem contar campanhas promissoras no handebol e na vela.

A meta de 20 medalhas e quebrar o recorde histórico de pódios segue bem possível. A projeção de ouros é um pouco mais complicada. Superar os sete títulos de 2016 é uma marca um pouco longe de ser batida, principalmente depois do skate street sair sem título.

Fadinha brasileira: Rayssa Leal conquista medalha de prata em Tóquio Foto: Patrick Smith/Getty Images  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES