Começa hoje: confira datas e horários dos jogos do Mundial de Clubes

O Fluminense, vencedor da Libertadores em novembro, é o representante sul-americano que estreará no torneio.

Troféu de campeão do Mundial de Clubes 2023 | Divulgação/Fifa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tem início nesta terça-feira (12) o Mundial de Clubes, na Arábia Saudita, com a partida entre o time da casa, Al-Ittihad, e o neozelandês Auckland City. O Fluminense, vencedor da Libertadores em novembro, é o representante sul-americano que estreará no torneio. O Manchester City, da Inglaterra, vencedor da última UEFA Champions League, também participa pela primeira vez.

Além dessas equipes, a competição, que terá sua grande final em 22 de dezembro, conta com a presença do León, do México (representando a Concacaf), Urawa Reds, do Japão (vencedor da Champions da Ásia), e Al-Ahly, do Egito (campeão africano). 

Leia Mais

A Arábia Saudita sediará pela primeira vez o Mundial de Clubes, com todas as sete partidas ocorrendo na cidade de Jidá. Cinco desses jogos, incluindo a final, serão realizados no King Abdullah Sport City Stadium, enquanto os outros dois (um da segunda fase e a disputa pelo terceiro lugar) acontecerão no Prince Abdullah Al Faisal Stadium.

Jidá, a segunda maior cidade do país com cerca de quatro milhões de habitantes, está localizada a aproximadamente 850 quilômetros da capital Riade. Dois dos principais clubes sauditas, o Al-Ahli e o Al-Ittihad, têm sua base lá, sendo este último o atual campeão nacional e representante do país-sede.

Quanto ao formato, o Mundial de Clubes 2023 será o último com sete equipes, seguindo o modelo adotado desde 2005. As semifinais contam com os campeões da Libertadores e da UEFA Champions League, enquanto nas quartas já estão os vencedores da Ásia, África e Concacaf. O representante do país-sede enfrenta o da Oceania na primeira fase, e neste ano, Al-Ittihad e Auckland City iniciam o torneio para disputar uma vaga na segunda fase.

Em 2024, o Mundial terá apenas seis equipes, sem o campeão nacional do país-sede, e o representante europeu será automaticamente classificado para a final. Já em 2025, o torneio será expandido para 32 clubes, seguindo um formato semelhante à Copa do Mundo de Seleções, atendendo ao desejo da Fifa há alguns anos.

Aqui estão as datas, horários e locais dos primeiros jogos:

AL-ITTIHAD (ARS) x AUCKLAND CITY (NZE)

Primeira fase (Jogo 1)

- 12 de dezembro, terça-feira, às 15h (de Brasília)

- King Abdullah Sport City Stadium

LEÓN (MÉX) x URAWA REDS (JAP)

- Segunda fase (Jogo 2)

- 15 de dezembro, sexta-feira, às 11h30 (de Brasília)

- Prince Abdullah Al Faisal Stadium

AL AHLY (EGI) x VENCEDOR JOGO 1

- Segunda fase (Jogo 3)

- 15 de dezembro, sexta-feira, às 15h (de Brasília)

- King Abdullah Sport City Stadium



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES