Daniel Alves pode receber de volta o valor da fiança pago na Espanha; entenda

A fiança atua como uma espécie de “garantia” de que o réu seguirá as determinações legais.

Daniel Alves deixou o presídio acompanhado por sua advogada | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira, Daniel Alves obteve a liberdade provisória após desembolsar uma fiança de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 5,3 milhões). O jogador brasileiro, condenado por estupro na Espanha, agora aguardará o julgamento em segunda instância em liberdade. Dependendo do desfecho desse segundo julgamento, ele poderá reaver integralmente o montante pago na fiança. Essa explicação é oferecida pelo professor Aury Lopes Jr., da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), especialista em direito criminal e doutor pela Universidad Complutense de Madrid.

Processo: A fiança atua como uma espécie de "garantia" de que o réu seguirá as determinações legais. Conforme explica Lopes Jr., essa fiança visa vincular o réu ao processo, substituindo a prisão cautelar por medidas restritivas, como a proibição de deixar o país e de entrar em contato com a vítima. O valor da fiança é estipulado considerando a gravidade do crime e a situação financeira do réu.

O professor ressalta que Daniel Alves poderá ter parte ou todo o valor da fiança reembolsado, dependendo da decisão da apelação. Se ele for condenado e comparecer para cumprir a pena, o montante pode ser reembolsado, deduzindo-se as despesas processuais e eventuais indenizações determinadas pelo tribunal.

Valor devolvido: Lopes Jr. enfatiza que, mesmo em caso de condenação, o restante da fiança é devolvido, pois esta foi prestada para evitar a fuga do réu. Contudo, se o réu for considerado foragido, não se apresentar ou fugir, o valor será perdido.

Leia Mais

Embora seja possível reaver o valor da fiança, o processo não é simples. Segundo a delegada Raquel Gallinati, diretora da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, é necessário passar por várias etapas, como análise de recursos e documentação da sentença definitiva, para que o montante seja restituído.

Raquel destaca que a fiança também serve como garantia de que o réu cumprirá as medidas restritivas estabelecidas pela justiça espanhola. Além disso, ela menciona que o valor da fiança pode ser utilizado para indenizar a vítima novamente, caso seja determinado pela justiça.

Fiança: A regra de devolução do valor da fiança é aplicada tanto no Brasil quanto na Espanha, conforme explica a delegada. Isso visa garantir que a fiança seja apenas uma garantia de comparecimento do acusado ao processo, sem implicar no confisco permanente de seus recursos financeiros.

Daniel Alves foi preso em 20 de janeiro de 2023 e condenado a quatro anos e seis meses de prisão por estuprar uma mulher em uma boate em Barcelona, Espanha. Após recorrer da sentença e pagar a fiança, ele conquistou a liberdade provisória enquanto seus recursos são analisados e uma nova sentença é proferida, cuja data ainda é indeterminada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES