Dia do Goleiro: Conheça o grande atleta por trás da data 26 de abril

O pernambucano Aílton Corrêa Arruda, deu início à sua carreira no Sport. Teve grandes atuações em outros clubes

Manga símbolo do futebol brasileiro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (26) é celebrado um dia importante na defesa do futebol. É comemorado o Dia do Goleiro. Mas poucos sabem o motivo da data ser importante para lembrar os atletas.

Leia Mais

A figura que deu origem ao Dia do Goleiro é o pernambucano Aílton Corrêa Arruda, o grande Manga, nascido no dia 26 de abril de 1937. Ele se configurava como o “paredão” do clube Sport, onde iniciou sua carreira em 1957.

Dia 26 de abril comemora-se o Dia do Goleiro em homenagem ao Manga (Foto: Divulgação)Chamando atenção das categorias de base do Leão, em uma de suas primeiras competições no campeonato pernambucano juvenil em 1954, Manga não sofreu nenhum gol. Gentil Cardoso, técnico da época, levou o goleiro para o time profissional.

Na Ilha do Retiro, Manga, aos seus 18 anos, teve sua estreia em 1955, diante de um clássico entre Sport e Náutico. O Leão venceu com o placar de 5x2.

Em seu currículo de atuações estão os times Botafogo, Nacional do Uruguai, Internacional de Porto Alegre, Coritiba, Grêmio, Operário do Mato Grosso do Sul e o Barcelona do Equador. Manga ainda chegou a jogar na Copa de 1966, onde substituiu Gilmar dos Santos Neves, em partida contra Portugal.

Manga teve atuações importantes no futebol brasileiro (Foto: Divulgação)A homenagem ao goleiro foi oficializada no dia 26 de abril de 1976, aniversário de Manga que foi campeão brasileiro na época, atuando pelo Internacional com 38 anos. No final daquele mesmo ano, Manga foi bicampeão brasileiro pelo Inter.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES