Fique por dentro: Conheça a nova modalidade olímpica de Flag Football!

O nome do esporte deriva das bandeiras (flag, em inglês) ou fitas que são presas às cinturas dos jogadores

Jogadoras se movimentam no Flag Footbal Brasil | Reprodução Facebook Flag Footbal Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O programa esportivo dos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028 apresentará algumas inovações. Cinco novas modalidades foram incluídas, visando atrair um público mais amplo ao redor do mundo. Entre essas modalidades está o flag football. Esse esporte, que guarda muitas semelhanças com o futebol americano, já conquistou adeptos no Brasil e pode se tornar uma nova esperança de medalha para o país.

Mas, afinal, o que é flag football? Trata-se de uma variação do futebol americano, uma versão mais acessível e com menos contato físico. O nome do esporte deriva das bandeiras (flag, em inglês) ou fitas que são presas às cinturas dos jogadores e devem ser retiradas pelos adversários para interromper as jogadas.

Como funciona? Em cada equipe, há cinco jogadores: um time ataca enquanto o outro defende, tentando retirar as fitas dos adversários que estão com a bola. Os jogos têm a duração de dois tempos de 20 minutos, e o principal objetivo é alcançar a zona de pontuação, conhecida como "endzone", do time adversário e marcar o tão desejado touchdown, que vale seis pontos.

"A maioria das pessoas está familiarizada com o futebol americano que vemos nos filmes, com capacetes, ombreiras - é bem intenso. O flag football é diferente, mantendo os mesmos objetivos do futebol americano, mas sem o contato físico intenso. A grande diferença está nisso: em vez de tackles, os jogadores puxam as fitas presas na cintura. Por isso, é muito interessante e acessível para todos", explica Cristiane Kajiwara, presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA).

Leia Mais

Em parceria com a NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos, a CBFA organizou no ano passado um campeonato nacional para crianças, reunindo 120 participantes divididos em 12 equipes de seis estados diferentes, com atletas de até 12 anos - times mistos, com meninos e meninas. O NFL Flag Championship ocorreu em 15 de outubro, no estádio Baetão, em São Bernardo do Campo.

Quanto aos adultos, as competições são divididas por gênero. A seleção brasileira feminina de flag football tem competido em campeonatos internacionais há 12 anos e geralmente figura entre as cinco melhores equipes do mundo. Atualmente, ocupa a quarta posição, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, México e Áustria. Essa posição traz esperança para uma possível medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2028.

No cenário masculino, o Brasil ocupa atualmente a 17ª posição no ranking mundial. Os Estados Unidos, México e Canadá dominam as três primeiras posições.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES