Lutador indígena do Amazonas brilha no MMA com sonhos inspiradores; saiba mais

Sua jornada não é apenas inspiradora para os fãs de MMA, mas também para todos que buscam superar desafios, honrar suas raízes e alcançar seus sonhos.

Ronaldo Tikuna surge como um notável lutador de MMA de origem indígena | Amaury Moraes/FEI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aos 27 anos, Ronaldo Tikuna surge como um notável lutador de MMA de origem indígena. Ele vem da cidade de Maraã, no estado do Amazonas, e sua jornada é um exemplo de determinação e autodescoberta. Inicialmente, ele teve uma breve carreira como jogador de futebol, mas sua verdadeira paixão foi encontrada em Manaus.

"Eu cresci caçando, pescando e ajudando minha família na roça. Um dia, conheci uma academia chamada Manoel Fight, onde tudo começou. Meu treinador acreditou em mim e sempre me incentivou. Inicialmente, eu só ia lá duas vezes por semana, mas sempre dava o meu melhor e isso chamou a atenção", compartilhou Ronaldo.

Após algumas semanas, a oportunidade de uma luta de MMA amadora surgiu. "Eu fiquei feliz, mas nervoso. Depois, percebi que isso refletia quem eu sou. Hoje, a luta tem um significado profundo para mim", disse o lutador da equipe Império, enfatizando a importância de seu mentor, o mestre Sinho.

Ronaldo nunca perdeu a esperança de se tornar um grande lutador de MMA. (Foto: Arquivo pessoal/Ronaldo Tikuna)

Leia Mais

"O mestre Sinho é como um pai para mim, alguém com uma sensibilidade única. Ele sempre estende a mão, algo que eu nunca tinha visto antes no mundo das lutas, e eu valorizo isso imensamente", expressou.

O objetivo de Ronaldo Tikuna é aprender e compartilhar seu conhecimento com os jovens de sua comunidade, inspirando-os a crescer. Além disso, ele busca trilhar um caminho de sucesso no MMA.

Sobre seu apelido "Predador", ele esclareceu: "Sou indígena, um atleta que veio para fazer a diferença em Manaus e no Brasil. O apelido 'Predador' se deve ao fato de ser um caçador, pescador e por isso predador. Eu nunca deixo nada para trás (caça), trago tudo comigo, assim como a onça preta, por exemplo".

Diantes disso, sua jornada o levou a vitórias em eventos locais, incluindo o campeonato em Iamaturá e o título do Imperador, um grande evento no Alto Solimões. Mais tarde, seu mestre o encorajou a migrar para Manaus e competir em nível profissional. Ronaldo Tikuna se tornou campeão do Star Combat, mas também enfrentou desafios, mostrando sua resiliência.

"Meu objetivo é lutar nos melhores eventos de MMA aqui, depois no Brasil e, finalmente, no mundo. Quero começar pelo Mr. Cage, conquistar o título lá e, assim, abrir mais portas para mim", declarou Ronaldo, que possui um cartel com cinco vitórias e duas derrotas.

Nessa trajetória, Ronaldo valoriza a parceria com a equipe Império e seus mentores, mestre Sinho e mestre Frank. Sua jornada não é apenas inspiradora para os fãs de MMA, mas também para todos que buscam superar desafios, honrar suas raízes e alcançar seus sonhos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES