Nil seguiu instinto para se firmar como atleta de MMA; confira trajetória

Nil é outro atleta teresinense que vai disputar um dos duelos do Piauí Pro Fighter, evento esportivo que acontece neste domingo (1º), às 18h, no Pavilhão Delta do Centro de Convenções de Teresina.

Nil intensificou treinos e vem se mantendo concentrado para o duelo | Hitalo Azevedo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de não contar com o apoio da família quando decidiu investir na carreira de artes marciais, o atleta Nilwelison Paiva Carvalho, 26 anos, ou simplesmente “Nil”, resolveu acreditar e seguir seu instinto. Hoje, dez anos depois, ele está colhendo os frutos de um trabalho dedicado ao MMA e que o faz se sentir realizado profissionalmente.

Nil é outro atleta teresinense que vai disputar um dos duelos do Piauí Pro Fighter, evento esportivo que acontece neste domingo (1º), às 18h, no Pavilhão Delta do Centro de Convenções de Teresina.

Pesando normalmente 65 quilos, ele vai lutar na categoria Galo, até 61 quilos, e durante o processo de preparação até a pesagem, segue uma dieta baseada em frutas e legumes, bem como perda hídrica (líquido), dependendo da categoria que vai lutar.

O atleta conta que iniciou-se nas artes marciais por influência de um primo, aos 14 anos, apesar de gostar mais de jogar futebol, modalidade mais comum entre os adolescentes da sua época. Mas com um mês de prática, chegou a participar de sua primeira competição e desde então está seguindo esse caminho.

Leia Mais

Mas, no começo, quando falou para sua família que iria se dedicar as artes marciais, ouviu falar que isso seria loucura, até porque para todo atleta que vai iniciar na carreia e participar de alguma competição, se vê obrigado a fazer gastos com inscrição, hospedagem, alimentação e transporte, “só que você vai ter esse retorno futuramente se você não desistir”, lembra, revelando que ouviu conselho de sua família para que desistisse e fosse estudar. E como resolveu fazer o que realmente gosta, Nil conseguiu se firmar na carreira como atleta e hoje trabalha como educador físico.

“O ritmo de treinos está intenso e já venho de uma luta recente, há um mês, em Juazeiro do Norte, Ceará, então, só intensifiquei e continuei na mesma pegada, e fé em Deus vai dá certo”, diz Nil quanto a preparação para sua luta no domingo. Ele conta que está treinando até cinco horas por dia, dividido em três treinos: manhã, tarde e noite.

Nil sabe que seu oponente é um atleta do Ceará, “mas não gosto de estudar o adversário, e sim fazer meu próprio jogo”, frisa, argumentando que o adversário sempre muda um pouco sua estratégia no ringue e, por estratégia, prefere estar preparado para qualquer tipo de oponente.

Ao longo de sua carreira, Nil já participou de torneios de boxe, kickboxing e até sanda (ou luta livre), modalidade da qual é campeão mundial, bem como participou de campeonato estadual. Já esteve em eventos de artes marciais nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, bem como no Nordeste.

Para aqueles que estão pensando em começar na carreira de MMA, Nil faz questão de dar um conselho: “Nunca desistir. Vai ser difícil e eu comparo a uma escada, ou seja, é degrau por degrau, onde você cai um, mas vai subir dois”, relata, mencionando que é um esporte para quem realmente quer.

E para conferir de perto este combate, basta trocar quatro quilos de alimento não-perecível ou duas latas de leite em pó desnatado por um ingresso. As doações devem ser feitas na loja da Kalor Produções no Riverside Shopping, na zona Leste de Teresina, onde será entregue o ingresso. Os ingressos são limitados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES