Neymar está a 1 gol de igualar recorde que Pelé levou 4 anos para bater

Rei superou histórico atacante Ademir Menezes em 1962 e desde então é o artilheiro do Brasil. Nas contas da Fifa, que considera apenas jogos entre seleções, Pelé tem 77 gols e Neymar, 76

Neymar | Marc Atkins/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Time era quadro. Tento era gol. E recorde histórico ainda não dava lá tanto espaço em jornal. Foi em 16 de maio de 1962 que Pelé marcou duas vezes em três minutos diante do País de Gales, no último amistoso antes da Copa do Chile. Passaram-se 60 anos daquela noite no Pacaembu em que o Rei ultrapassou Ademir Menezes e garantiu o título que carrega até hoje, o de maior artilheiro de todos os tempos da seleção brasileira masculina de futebol.

Mais de meio século depois, na luta para levar o Brasil para a semifinal da Copa, em jogo contra a Croácia, às 12h (de Brasília) - feito só alcançado uma vez nas últimas quatro edições do Mundial -, Neymar está prestes a se juntar a Pelé como o goleador máximo da Seleção nos critérios da Fifa.

Neymar com faixa de apoio a Pelé após classificação do Brasil na Copa (Foto: Marc Atkins/Getty Images)Pelas contas da CBF, que considera partidas contra clubes e combinados, o Rei ainda tem larga vantagem na liderança, com 95 gols. Mas, nas da Fifa, Neymar marcou 76 vezes em 123 partidas. Pelé precisou de apenas 91 jogos para balançar a rede em 77 oportunidades.

A seleção brasileira enfrenta a Croácia, nesta sexta, às 12h (de Brasília), no estádio Cidade da Educação, pelas quartas de final da Copa. Quem passar enfrenta o ganhador de Argentina x Holanda, que jogam mais tarde, às 16h.

Leia Mais

Pelé bateu a marca de Ademir depois de apenas 33 jogos com a camisa do Brasil - sete deles contra clubes, nos quais marcou sete gols. O "Queixada", artilheiro da Copa de 1950 com nove gols em seis jogos, encerrou a carreira com 32 tentos pela Seleção em 38 atuações - média de 0,86 por partida. Ele marcou pela última vez em 1953.

O Rei precisou de apenas quatro anos para se tornar o artilheiro da Seleção. Ele estreou aos 16 anos contra a Argentina e já fez seu primeiro gol na derrota por 2 a 1.

No dia do recorde, "O Globo" colocou, sem destaque, que Pelé valia de sua "categoria para acabar com o jogo e a angústia de alguns torcedores". Outro trecho da publicação destacava:

"Com esses dois tentos, o maior craque do mundo quebrou o recorde de tentos na seleção brasileira, que estava em poder de Ademir, totalizando agora 33 contra 32 do famoso jogador do passado, soma que avulta de interesse se considerarmos seus apenas quatro anos de 'scratch'"



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES