No Dia da Mulher, conheça Maria Lenk, a nadadora que fez história

Em sua homenagem, a piscina do Estádio Aquático do Rio de Janeiro, utilizada nos Jogos Olímpicos de 2016, recebeu o seu nome.

Maria Lenk serviu de inspiração na carreira de nadadora | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Maria Lenk, a renomada nadadora brasileira, figura entre as mulheres inspiradoras do mundo esportivo, merecendo um lugar de destaque. Além de demonstrar excelência nas piscinas, Maria Lenk foi uma pioneira em uma série de feitos inéditos.

Carreira: Natural do Rio de Janeiro, a atleta representou o Brasil em dois Jogos Olímpicos: em Los Angeles, em 1932, e em Berlim, em 1936.

Em sua estreia olímpica, Maria Lenk tornou-se a primeira mulher sul-americana a competir em uma Olimpíada. Já na segunda edição, apesar de não conquistar medalhas, ela quebrou o recorde sul-americano dos 200m peito, tornando-se a primeira sul-americana a estabelecer um recorde mundial na natação. Além disso, foi a primeira nadadora brasileira a chegar a uma final olímpica.

Maria Lenk foi uma pioneira em uma série de feitos inéditos.(Foto: reprodução)

Leia Mais

Repassando experiência:  Após encerrar sua brilhante carreira como atleta, Maria Lenk dedicou-se ao ensino e ao treinamento de novos talentos na natação brasileira. Em sua homenagem, a piscina do Estádio Aquático do Rio de Janeiro, utilizada nos Jogos Olímpicos de 2016, recebeu o seu nome.

Maria Lenk faleceu em 2007, aos 92 anos, deixando um legado importante para a natação brasileira. Sua história inspiradora continua viva, sendo retratada na série documental "Maria Lenk, de braços abertos", cujos primeiros episódios já estão disponíveis e delineiam o início de sua trajetória brilhante.

Foi a primeira nadadora brasileira a chegar a uma final olímpica.. (Foto: reprodução)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES