Organizadora dos Jogos Pan-Americano divulga as medalhas; confira detalhes

O símbolo da conquista que os vencedores irão receber serão produzidos por artesãs chilenos e o material base será o cobre chileno

Avalie a matéria:
Medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 | Foto: PanAm Sports
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A organizadora dos Jogos Pan-Americano do Chile, fez uma cerimônia em uma mina localizada no norte do país, para apresentar as medalhas da competição. Ao todo, serão entregues 2.986 medalhas, em diversas modalidades, que irá ocorrer de 20 de outubro a 05 de novembro deste ano. O Pan de Santiago contará com quase sete mil atletas, de todo o continente americano.

Leia Mais

Chile é o maior produtor de cobre do mundo, por isso a escolha do material base das medalhas. Como o país, já tinha produzido as medalhas do Pan de Toronto em 2015, volta a fornecer aos jogos. Um detalhe importante para essa edição dos jogos, são as partes centrais das medalhas, 100% de cobre e os detalhes feitos pelos artesãos do país.

Medalha de ouro do Pan de Santiago 2023 — Foto: AMSA

“As medalhas estão preciosas. Mas o mais importante é que todos os atletas que subam ao pódio e sejam merecedores desse prêmio levem um pedaço desta terra e do Chile aos seus países, afinal, as medalhas são feitas com o cobre, que é o principal recurso natural deste país”, disse o chileno Neven Ilić, presidente da PanAm Sports, que organiza os Jogos.

As medalhas serão de metal com a parte central de cobre chileno, o processo de oxidação faz com que tenha tons verdes, para láureas pan-americanas e em tom de azul as parapan-americanas. O tamanho de cada peça, será de 10 cm de diâmetro e 280 gramas. Serão 947 de ouro, 947 de plata e 1,092 de bronze.

Detalhe da medalha do Parapan de Santiago 2023 — Foto: AMSA

A delegação brasileira tem uma grande expectativa para a competição desse ano. Na última edição de Lima, em 2019, o país ficou na segunda colocação geral, conquistando 169 medalhas, dividas em 54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes. O desempenho foi muito bom, que 29 atletas conquistaram suas vagas olímpicas pelo Jogos Pan-Americano, fazendo a melhor participação do Brasil na história.

A pouco menos de dois meses dos jogos, a seleção brasileira já tem 550 vagas garantidas. Na edição de Santigo, serão 21 modalidades com vaga direta para Paris 2024. Em relação ao último Pan, o número de competições foram aumentada com mais oito, fora outras 12 irão valer pontos para os rankings olímpicos ou classificatórios para o próximo ano em Paris.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES