Para 2024, Corinthians deve passar por reformulação na defesa; veja o que muda

Começando pelas laterais, tanto Fagner quanto Fábio Santos enfrentam dificuldades em desempenhar um bom papel nesta temporada.

Elenco do Corinthians vai passar por reformulação a partir do próximo ano | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É inegável que o elenco do Corinthians passará por significativas mudanças no ano de 2024, e o setor defensivo, em particular, está no centro das atenções com a perspectiva que se desenha.

Começando pelas laterais, tanto Fagner quanto Fábio Santos enfrentam dificuldades em desempenhar um bom papel nesta temporada. A condição física de Fagner tem sido motivo de discussão, e a possibilidade de o camisa 23 ser negociado na próxima janela de transferências não está descartada. Enquanto isso, o veterano camisa 6, aos 38 anos, deve anunciar sua aposentadoria ao final do ano.

As opções de reposição para essa experiente dupla também não inspiram grande confiança. Na lateral direita, Rafael Ramos não conseguiu convencer desde a sua contratação e, muitas vezes, sequer integra o banco de reservas. Léo Mana, jovem da base, chegou a superar o defensor português na reta final da passagem de Vanderlei Luxemburgo, mas ainda não conseguiu impressionar no time profissional.

Na lateral esquerda, Matheus Bidu é a alternativa imediata para Fábio Santos, acumulando 32 jogos ao longo do ano. Apesar de demonstrar qualidade técnica e ter acumulado minutos em campo, o jovem ex-Cruzeiro apresenta deficiências defensivas consideráveis, o que gera desconfiança em relação ao seu desempenho.

Leia Mais

Sendo assim, não é surpreendente considerar que o Corinthians encare a situação das laterais como uma prioridade absoluta em seu planejamento para 2024. Esse processo de reformulação será conduzido pela nova diretoria de futebol e pela comissão técnica.

No que se refere à defesa, há diversas incertezas por enquanto. Enquanto Lucas Veríssimo é uma presença garantida para o início da temporada de 2024, existe a possibilidade de Gil não renovar seu contrato com o Corinthians. O defensor enfrentou algumas críticas ao longo de 2023 e não goza mais da mesma unanimidade que já teve no passado, apesar de sua importância como líder do grupo. Gil, com seus 36 anos, é uma das referências do elenco.

Embora Lucas Veríssimo continue no Timão no início da temporada, é importante notar que o jogador está emprestado pelo Benfica ao clube, com contrato válido apenas até junho de 2024. No caso de Bruno Méndez, que também pode atuar como lateral, seu vínculo atual se encerra ao final da temporada, e ele ainda não respondeu à proposta de extensão oferecida pelo Alvinegro. Atualmente, a tendência aponta para a possibilidade de o uruguaio não continuar no Corinthians.

Por outro lado, Caetano possui uma situação contratual mais estável, com seu vínculo estendendo-se até o final de 2024. O defensor é visto como uma opção valiosa para o banco de reservas, especialmente devido à sua qualidade no controle da bola.

Na base do clube, jovens talentos como João Pedro Tchoca (zagueiro), Renato (zagueiro), Vitinho (lateral direito) e Vitor Meer (lateral esquerdo) estão sendo avaliados, mas a tendência indica que o Corinthians buscará reforços no mercado para suprir as necessidades identificadas na defesa.

É relevante observar que o Corinthians terá uma eleição presidencial marcada para o dia 25 de novembro, na qual André Negão e Augusto Melo concorrem. O vencedor assumirá a responsabilidade de tomar decisões estratégicas referentes aos próximos passos do Timão no mercado de transferências.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES