Preparador físico do Universitario é preso por racismo após derrota do time

O preparador físico foi conduzido pelos policiais militares até a delegacia do estádio para prestar depoimento

Racismo após derrota | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O preparador físico do Universitário, Sebastian Avellinno Vargas, foi detido pela polícia nesta terça-feira (11), acusado de ter cometido gestos de cunho racista contra a torcida do Corinthians, após derrota de 1 a 0 do playoffs das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Ainda na madrugada ele teve a prisão decretada pela Polícia Civil de São Paulo.

Avellino também é acusado de proferir insultos racistas contra os torcedores. O incidente foi captado por espectadores durante o aquecimento dos jogadores do Universitario, próximo ao final do segundo tempo da partida. Em seu depoimento, ele negou ter cometido atos racistas. O preparador físico foi conduzido pelos policiais militares até a delegacia do estádio para prestar depoimento, juntamente com alguns torcedores do Corinthians, que foram considerados testemunhas.

Sebastian que é peruano, estava acompanhado por outros membros da equipe do Universitario. Enquanto eles prestavam depoimento no estádio, os seguranças do clube retiraram a imprensa do local. Posteriormente, o preparador físico do time peruano foi transferido para o 65º DP, em Artur Alvim, zona leste da capital paulista, onde, após os depoimentos, teve sua prisão em flagrante decretada.

Momento da detenção (Foto: Laura Fonseca)

Durante a madrugada, quatro testemunhas prestaram depoimento, juntamente com o profissional do Universitario. Ao sair da delegacia, um das testemunhas, o empresário Cristian Lombardi, declarou;

"Eu estava no setor 403 Oeste, em frente ao gramado. Na verdade foi um minuto antes de acabar o jogo, 30 segundos, dois minutos, eu não sei. Estava todo mundo comemorando. Ali estava um componente da comissão técnica deles. Ele treinou o primeiro tempo e o segundo tempo ali na frente da gente, foi super sadio, ninguém fez nada, super tranquilo. No final ele roi recolher umas peças que estavam no chão e na hora que ficou de frente para a torcida toda, ele fez o gesto de macaco. Foi isso que aconteceu. Ele não foi provocado, de forma alguma. Estava todo mundo festejando. É uma ofensa muito grande, um gesto que não se cabe mais nos dias de hoje", disse.

Na delegacia, Vargas contou com a presença de Luis Armando Pacheco, Cônsul Geral do Peru em São Paulo, e de Jhianphier Lopez, Consul Adjunto do Peru em São Paulo. Durante seu depoimento, ele negou ter imitado um macaco e justificou que questionou alguns torcedores sobre o motivo de terem cuspido nele ao final da partida.

Durante entrevista coletiva após o jogo , Jorge Fossati, técnico do Universitario, disse:

– Eu não vi. O conheço e trabalha comigo há 13 anos, desde 2010, é um cara muito respeitoso. Segundo ele me falou, foi mal interpretado seus gestos. Estavam cuspindo e xingando ele, coisas de futebol, infelizmente. Parece que o torcedor pode fazer o que quiser. Se a gente reage, está errado. É assim. Mas também está errado o torcedor do Corinthians e do Universitario se não tiver comportamento adequado para estar no jogo.

– É a única coisa que posso te garantir: é respeitoso para caramba. Vamos ver. Eles disseram que tem câmeras. É o que eu digo na hora do jogo: desde que tem câmera, acabaram as discussões. Se ele errou, infelizmente vai ter que pagar. Espero que não seja nada. E se não errou, bom, estará daqui a pouco conosco.

 

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES