Tiquinho e Vitor Roque brigam pelo título de mais eficientes do Brasileirão

Os artilheiros disputam a primeira colocação na eficiência em finalizações do campeonato de 2023.

Tiquinho e Vitor Roque brigam pelo título de mais eficientes do Brasileirão | Reprodução/Infoesporte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Principal goleador do Brasileirão, o atacante Tiquinho Soares, do Botafogo, assegurou o título de jogador mais eficiente da temporada de 2023 da competição, quando se considera tanto seu número de gols quanto a ameaça nas jogadas com finalizações, excluindo os pênaltis.

Tiquinho chutou em cinco penalidades e fez quatro gols, com o goleiro João Ricardo, do Fortaleza, defendendo uma das cobranças. Além das penalidades, o jogador realizou 41 finalizações (30 delas dentro da área), culminando em nove gols.

Quando analisamos as propriedades médias das finalizações executadas por todos os jogadores, estatisticamente, essas 41 finalizações tinham um grau de ameaça correspondente a quatro gols. No entanto, ele ultrapassou as expectativas ao marcar nove gols, representando uma eficácia que excede em cinco gols além do previsto.

Leia Mais

A fim de avaliar o "nível de ameaça" presente nas finalizações de Tiquinho, foram comparadas as particularidades das suas conclusões com as 98.439 finalizações registradas nos Campeonatos Brasileiros desde 2013. Essa medida é reconhecida como "expectativa de gol", abreviada como "xG", sendo os pênaltis excluídos.

O artilheiro do torneio realizou uma finalização na ausência do goleiro e enfrentou seis situações cara a cara com o goleiro adversário, oportunidades de elevado potencial para resultar em gol. Dentro dessas sete jogadas, ele conseguiu converter cinco em gols. Ao compararmos o desempenho com mais de 98 mil outras finalizações, é viável calcular o potencial estatístico de cada finalização resultar em gol.

Vitor Roque pressiona

Com apenas 18 anos, porém apresentando um potencial físico que o diferencia de outros jovens jogadores, Vitor Roque, atacante do Athletico-PR, é o segundo jogador mais eficiente do torneio. Sem ter executado nenhuma cobrança de pênalti, ele também tem 41 finalizações. Considerando as características dessas jogadas, conforme as estatísticas, era esperado que ele convertesse seis gols, porém alcançou a marca de nove gols.

Confira o ranking de jogadores mais eficientes do Brasileirão 2023:

Tiquinho e Vitor Roque brigam pelo título de mais eficientes do Brasileirão (Foto: Reprodução/Infoesporte)Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES