Gabigol é o jogador mais ineficiente do Brasileirão 2023; veja os números!

O rubro-negro soma 37 finalizações, entre elas, 25 foram dentro da área e somente um gol, em confronto contra o Fortaleza.

Gabigol é o jogador mais ineficiente do Brasileirão 2023 | Reprodução/Delmiro Junior/Photo Premium/Gazeta Press
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Gabriel Barbosa, até o momento, não tem conseguido se destacar como protagonista no Brasileirão 2023. Comparando a performance em gols e o grau de ameaça nas finalizações (excluindo cobranças de pênalti), o atleta é um dos jogadores menos eficazes no torneio. Isso é notável quando observamos a trajetória como atacante multicampeão do Flamengo.

Diante dos números, Gabigol marcou quatro gols, sendo um acerto na trave. Deixando de lado esses lances, somam 37 finalizações, entre elas, 25 foram dentro da área e somente um gol, em confronto contra o Fortaleza.

Das 37 finalizações que realizou, havia um potencial estatístico para que se convertessem em um número entre quatro e cinco gols; no entanto, Gabigol apenas conseguiu marcar uma vez. De maneira objetiva os números de Gabriel Barbosa ficaram aquém em 3,6 gols quando comparado à média dos jogadores que acertaram o alvo nos últimos dez anos.

Leia Mais

Considerando a habilidade de Gabriel Barbosa como atleta, é notório que no contexto do Brasileirão atual ele esteja apresentando um desempenho abaixo do esperado, posicionando-se como o jogador menos eficaz entre os que têm desempenhado um papel ofensivamente relevante.

A fim de avaliar o grau de perigo das jogadas finalizadas por Gabriel, vale destacar a comparação das atribuições das suas conclusões com as 98.439 finalizações ocorridas nas edições do Brasileirão desde 2013. Isso é medido por meio de uma métrica denominada "expectativa de gol" ou, de forma simplificada, "xG", excluindo as cobranças de pênalti.

A exclusão dos pênaltis se justifica pelo fato de serem uma maneira mais direta de aumentar o nível de perigo nas estatísticas. No entanto, é importante ressaltar que competições como as copas e as Olimpíadas destacam a importância de ter excelentes cobradores, como Gabriel, que registra quatro gols na Copa do Brasil, sendo apenas um deles em cobrança de pênalti.

Confira o ranking de jogadores mais ineficientes:

Gabigol é o jogador mais ineficiente do Brasileirão 2023 (Foto: Divulgação/Infoesporte)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES