Torcida: Saiba porque o Flamengo supera Real Madrid, Manchester City e Liverpool

Para se ter uma ideia, no cenário global, usando dados da última temporada europeia como base, o clube carioca ocupa a 13ª posição no ranking mundial

Torcida Rubro-Negra mantém a tradição nos jogos do Flamengo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No que diz respeito à média de público nos estádios, o Flamengo vem aumentando sua capacidade de superar os gigantes do futebol europeu, como indicado em um relatório exclusivo da Pluri Consultoria. Com uma impressionante média de 58 mil torcedores por partida, o clube rubro-negro  consegue atrair mais espectadores para seus jogos no Brasileirão do que times renomados como o Real Madrid na LaLiga, assim como o Manchester City e o Liverpool na Premier League, por exemplo. Ao longo de 10 partidas como mandante no Brasileirão 2023, o Flamengo registra uma média de 58.020 torcedores presentes por jogo.

Para se ter uma ideia, no cenário global, usando dados da última temporada europeia como base, o clube carioca ocupa a 13ª posição no ranking mundial e é o único representante brasileiro no top 20. É importante ressaltar que existe a possibilidade de melhorar essa classificação, já que o campeonato ainda está em andamento e pode ter novos desdobramentos.

Para realizar essa análise, a Pluri selecionou 15 campeonatos nacionais com base no valor total de mercado ao final de julho de 2023, embora a Superliga Argentina não tenha sido incluída devido à falta de dados disponíveis, sendo substituída pela Saudi Pro League, da Arábia Saudita.

Os dados apresentados neste relatório se referem ao público total, o que pode explicar eventuais diferenças em relação às informações contidas em outros Relatórios de Público e Ocupação produzidos pela Pluri, que se concentram nos dados de público pagante. O Transfermarkt foi a fonte utilizada para coletar esses dados.

Leia Mais

Quando mencionamos temporadas como 2022/23 e 2021/22, estamos nos referindo aos anos de 2023 e 2022, respectivamente, para os clubes que seguem esse tipo de calendário. Para os dados do Brasileirão e da MLS, que envolvem partidas da temporada ainda em andamento, a data de obtenção dos dados é 30/08/2023.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES