Uefa muda local e final da Champions League será disputada em Paris

Troca da sede tem como motivo o conflito entre Rússia e Ucrânia; decisão aconteceria na Gazprom Arena, em São Petersburgo, estádio do Zenit

Taça | PIERRE-PHILIPPE MARCOU / POOL / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por conta dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, a Uefa decidiu mudar o local da final desta edição da Champions League. Anteriormente marcada para acontecer em território russo, na Gazprom Arena, em São Petersburgo, a final será jogada no Stade de France, em Paris, no dia 28 de maio.

Leia Mais

A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (25), após uma reunião do Comitê Executivo da Uefa. A entidade máxima do futebol europeu emitiu um comunicado onde confirma a escolha da nova sede para a decisão.

- A Uefa deseja expressar os seus agradecimentos e apreço ao Presidente da França, Emmanuel Macron, pelo seu apoio pessoal e empenho em transferir o jogo de futebol europeu de maior prestígio para a França num momento de crise sem precedentes. Juntamente com o governo francês, a Uefa apoiará totalmente os esforços de várias partes interessadas para garantir o resgate de jogadores de futebol e suas famílias na Ucrânia que enfrentam terríveis sofrimentos humanos, destruição e desalojamentos - confirmou a entidade.

A final da Champions League será realizada em Paris (Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / POOL / AFP)

A reunião desta sexta-feira ainda decidiu que clubes e seleções de Rússia e Ucrânia deverão obrigatoriamente mandar seus jogos em campos neutros. A medida já está em vigor, segundo a Uefa.

- O Comitê Executivo da Uefa decidiu ainda permanecer de prontidão para convocar novas reuniões extraordinárias, regularmente sempre que necessário, para reavaliar a situação legal e factual à medida que evolui e adotar novas decisões conforme necessário - finalizou a instituição.

A última final da Champions League sediada em Paris foi na temporada 2005/2006, em 17 de maio. Naquela oportunidade, o Barcelona venceu o Arsenal por 2 a 1, com gol do brasileiro Belletti, e conquistou o seu segundo título da competição.

MAIS UMA TROCA

Vale lembrar que nas últimas duas temporadas a final da Champions League teve seu local original trocado por outra sede. Em 2019/2020, a decisão aconteceria no Estádio Olímpico Atatürk em Istambul na Turquia, mas devido à pandemia de COVID-19, foi disputada no Estádio da Luz, em Lisboa. Em 2020/2021, Istambul novamente seria a sede da final, mas a decisão foi mais uma vez para Portugal por conta da pandemia, dessa vez para o Estádio do Dragão, no Porto.

Com informações Lance!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES