Valencia CF denuncia punição da federação e repudia racismo contra Vini Jr

A RFEF anunciou o fechamento desse setor por cinco jogos como punição, além de impor uma multa ao clube no valor de mais de 240 mil reais.

Momento em que Vinicius Junior reclama de torcedores que agiram com racismo | Jose Jordan - AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terça-feira passada, a Real Federação Espanhola de Futebol divulgou que o cartão vermelho dado ao jogador brasileiro Vinícius Jr durante o jogo contra o Valencia, pela La Liga, no estádio Mestalla, foi anulado. O atacante havia sido submetido a um mata-leão por Hugo Duro após uma confusão entre jogadores do Valencia e do Real Madrid, e, ao se soltar, acabou acertando Hugo com o braço. O VAR, operado por Iglesias Villanueva, mostrou apenas as imagens do golpe do jogador merengue, resultando em sua expulsão.

Momentos antes disso, Vini já havia sido alvo de insultos raciais vindos da torcida da equipe da casa. Durante boa parte do confronto, foram ouvidos gritos de "macaco" direcionados ao jogador. Vinícius chegou até mesmo a identificar um dos agressores e discutiu com o torcedor presente no setor Mario Kempes, o que levou a uma interrupção do jogo por nove minutos. 

A RFEF anunciou o fechamento desse setor por cinco jogos como punição, além de impor uma multa ao clube no valor de mais de 240 mil reais. Na quarta-feira, o Valencia emitiu uma nota repudiando essa decisão nas redes sociais.

O Valencia CF quer expressar sua total discordância e indignação em relação à sanção injusta e desproporcional imposta pelo Comitê de Competições, que resultou no fechamento do setor Mario Kempes por cinco jogos. Desejamos denunciar publicamente que essa decisão do Comitê apresenta evidências que contradizem o que foi afirmado pela Polícia Nacional e pela La Liga. 

Leia Mais

"Além disso, essa sanção foi baseada em provas que o clube não teve acesso. Portanto, consideramos que penalizar e privar nossos torcedores, que não tiveram envolvimento nos incidentes, de assistir aos jogos é uma medida desproporcional, injusta e sem precedentes, contra a qual lutaremos. A luta contra o racismo exige o comprometimento de todas as partes envolvidas, sem usá-la como pretexto para injustiças. Recorreremos até a última instância contra o fechamento do setor e solicitamos o máximo respeito e rigor em relação à nossa instituição e nossos torcedores", declarou a diretoria do clube em comunicado.

Apesar da anulação do cartão vermelho, Vinícius não estará disponível para Carlo Ancelotti no confronto de hoje contra o Rayo Vallecano. Além do desgaste causado pela situação, uma pequena indisposição no joelho levou o treinador italiano a optar pelo descanso do jogador brasileiro. No entanto, a torcida madridista e os jogadores prestarão homenagens no Santiago Bernabéu para mostrar seu apoio ao atleta na luta contra o racismo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES