Veja lista de jogadores que morreram vítimas de parada cardíaca em campo

Jarque teve um ataque cardíaco na concentração , durante uma conversa por telefone com sua namorada. O jogador foi encontrado por seu companheiro de quarto.

Jogador tem mal súbito durante partida de futebol | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alegria, emoção, e muita vibração, estes são sentimentos comuns à todos os amantes de futebol, seja ele jogador ou torcedor. Em campo a disputa por um titulo leva seus amantes a loucura. Mas nem tudo são flores no esporte mais popular do mundo.

De vez em quando tragédias assolam o gramado e  podem mudar totalmente o estado de espírito de seus torcedores. A alegria sai de campo  dá lugar a tristeza, e com ela o silêncio doloroso que surge nas arquibancadas. Podemos relembrar 8 jogadores que perderam a vida em campo. 

SERGINHO

Serginho era zagueiro do São Caetano e morreu aos 30 anos no dia 27/10/2004, vítima de uma ataque cardíaco durante uma partida contra o São Paulo, o jogador era um dos símbolos de ascensão do São Caetano. Serginho ainda foi levado ao hospital com vida mas morreu pouco tempo depois. 

Jogador recebe atendimento em campo. (Foto: Reprodução)

Leia Mais

MARC VIVIEN FOÉ

Marc Vivien Foé teve um mal súbito aos 28 anos, durante a competição final da copa das confederações em 2003 contra a Colômbia. O exame de autópsia detectou que ele morreu vítima de uma cardiomiopatia hipertrófica, condição que aumenta os riscos de um ataque cardíaco durante as atividades esportivas.

Equipe médica leva jogador que passou mal para hospital. (Foto: Reprodução)

DANI JARQUE

Dani Jarque, zagueiro do Espanyol, morreu um ano antes da Copa do Mundo de 2010, durante a pré temporada do clube catalão na Itália. Jarque teve um ataque cardíaco na concentração, durante uma conversa por telefone com sua namorada. O jogador foi encontrado por seu companheiro de quarto. 

Jogadores em disputa de bola. (Foto: Reprodução)

MIKLOS FEHÉR

Miklos Fehér, também morreu durante uma partida. O atacante sofreu uma parada cardíaca em campo durante um jogo válido pelo Campeonato Português. O jogador passou mal logo após receber um cartão amarelo que logo foi socorrido pelos médicos de sua equipe. Em sua homenagem o clube aposentou a camisa 29, usada por Miklos. 

Atleta passou mal durante partida. (Foto: Reprodução)

DAVIDE ASTORI

Davide  Astori era capitão da Fiorentina, teve passagem pela seleção italiana, sofreu parada cardiorrespiratória enquanto dormia na concentração para a partida contra a Udinese. Diante disso o jogo na época foi adiado e a equipe decidiu também não usar a camisa de número 13 usada por Davide. 

Jogador observa atletas em campo. (Foto: Reprodução)

ANTONIO PUERTA

O espanhol era meio campista do Sevilla, durante a partida contra o Getafe, pela primeira rodada do Campeonato Espanhol, também sofreu uma parada cardíaca em campo. O jogador ainda conseguiu levantar e foi andando até o vestiário. Ainda no vestiário teve outros ataques que prejudicaram suas condições de saúde. Três dias após a partida, morreu devido a falta de nutrientes e oxigenação no cérebro. 

PIERMARIO MOROSINI

Piermario Morosini, aos 25 anos, o jogador de base da Itália sofria com uma deformação genética que causou mal funcionamento do seu coração. Durante uma partida contra o Pescara, pela série B do Calcio, o jogador teve uma parada cardíaca, ainda houveram tentativas de reanimá-lo, mas ele morreu a caminho do hospital.

Mais um jogador que foi atendido com urgência. (Foto: Reprodução)

PATRICK EKENG-EKENG

Patrick Ekeng-Ekeng, o camaronês era jogador reserva do Dínamo Bucareste em um jogo contra o Vitorul Constanta. Logo após sair do banco para iniciar a partida, Ekeng desmaiou no gramado. Duas horas após o ocorrido os médicos anunciaram sua morte por parada cardiorrespiratória. Mediante o ocorrido, houve uma investigação que apurou que a ambulância que transportou o jogador , não tinha equipamentos e os medicamentos estavam vencidos. 

Problema cardiorespiratório deixa jogador desacordado. (Foto: Reprodução)

Saiba o que causa paradas cardíacas:

Para ser caracterizado como parada cardíaca ou cardiorrespiratória o evento deve apresentar os seguintes fatores:

Durante a PCR os tecidos deixam de receber oxigênio e nutrientes, o que desqualifica seu funcionamento. É preciso que se reverta rapidamente a condição, do contrário alguns danos podem ser irreversíveis, sobretudo no cérebro.

É interessante ressaltar que a parada cardiorrespiratória não é um fenômeno aleatório e, na maioria das vezes,não é repentino. Com a progressão das doenças de base, a circulação e as funções respiratórias passam a se debilitar. Dessa forma, o organismo fica altamente vulnerável em casos de infecções.

O diagnóstico imediato da parada cardiorrespiratória é essencial para o socorro do enfermo.

Parada cardiorrespiratória (PCR) é a interrupção inesperada e abrupta do trabalho cardíaco e da respiração, com consequente perda da consciência. O que se observa na maioria desses casos é que o evento não acontece por acaso, ele é o resultado da evolução de doenças de base.

As doenças de base são condições crônicas como doenças coronarianas, HIV, diabetes, câncer, asma, obesidade e tantas outras que afetam todo o organismo, desencadeando diversos agravantes. 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES