Wimbledon: Bia Haddad faz história e leva o Brasil às oitavas após 47 anos

A vitória de Bia Haddad também trouxe recompensas financeiras, além de quebrar tabus.

Bia Haddad faz história no tênis representando o Brasil | Divulgação WTA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A temporada de 2023 será inesquecível para Beatriz Haddad Maia. Após chegar às semifinais de Roland Garros, a paulista de 27 anos conquistou mais uma vitória importante ao derrotar a romena Sorana Cirstea, número 37 do mundo, por 2 sets a 0 na manhã de sábado (8). Com parciais de 6/2 e 6/2, em 1h29 de jogo, Bia alcançou pela primeira vez as oitavas de final de Wimbledon. Essa foi a segunda vitória da brasileira, já que atualmente ela ocupa a 13ª posição do ranking da WTA, em seis confrontos diretos na sua carreira.

A presença de Bia nas oitavas de final é histórica para o Brasil, que não tinha um representante nessa fase de Wimbledon desde 1976. Naquela época, a lenda do tênis brasileiro, Maria Esther Bueno, tricampeã do torneio em 1959, 1960 e 1964, alcançou essa mesma etapa em sua última participação de destaque em um Grand Slam. Com 36 anos, Maria Esther havia ficado afastada do circuito mundial de 1969 a 1975.

A vitória de Bia Haddad também trouxe recompensas financeiras, além de quebrar tabus. O triunfo sobre Sorana Cirstea rendeu à tenista um prêmio em dinheiro de cerca de R$ 1,2 milhão. Essa é a melhor campanha da brasileira no torneio inglês, superando suas participações anteriores, quando chegou à segunda rodada nos anos de 2017 e 2019.

Leia Mais

Nos torneios que participou, Bia Haddad também teve um grande avanço no ranking da WTA, somando 110 pontos. Ela agora ocupa temporariamente a 12ª posição, com um total de 2.745 pontos. Após sua semifinal em Roland Garros deste ano, Bia chegou a figurar entre as 10 melhores do mundo, mas alguns resultados negativos na temporada de grama a fizeram cair para o 13º lugar. Seu objetivo agora é conquistar pelo menos mais 265 pontos para ultrapassar Krejcikova e Kasakina, que foram eliminadas de Wimbledon. No entanto, o chaveamento pode dificultar essa missão.

Nas oitavas de final, Bia poderá enfrentar a atual campeã de Wimbledon, a russa Elena Rybakina, ou a britânica Katie Boulter. Outro fato curioso sobre o sucesso de Bia Haddad é a sua capacidade de jogar rapidamente. A partida poderia ter sido interrompida devido às condições climáticas na quadra sem teto retrátil, mas ela conseguiu resolver o confronto no tempo de 1h29 com direito a fortes emoções na quadra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES