Investimentos em infraestrutura hídrica são celebrados na cidade de Timon

As melhorias resolveram o problema crônico de falta de água nas torneiras dos timonenses, que passaram a receber água tratada

Investimentos em infraestrutura hídrica são celebrados na cidade de Timon | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o abastecimento de água universalizado, ainda em 2016, Timon celebra os constantes investimentos na infraestrutura de água que mudaram a realidade do abastecimento na cidade. Em atuação desde 2015, a Águas de Timon, expandiu o sistema com a implantação da Estação de Tratamento de Água – ETA Parnaíba, além de novos 20 km de redes de abastecimento. As melhorias resolveram o problema crônico de falta de água nas torneiras dos timonenses, que passaram a receber água tratada e de qualidade todos os dias. O sistema de esgotamento sanitário também avança e já chega a 40% da cidade.

Dona Rosângela Santos, moradora do bairro Mateusinho, é testemunha dessa transformação. “Eu vivi essa realidade há muitos anos. Me lembro vividamente dos tempos mais complicados. Tínhamos que buscar água longe, enfrentar filas intermináveis e ainda assim, a escassez de água era permanente. Mas agora vivemos um novo momento com água de qualidade todos os dias na minha casa. Temos mais saúde e esperança de dias melhores para toda a minha família”.

Por meio do programa Timon Saneada 1, a cidade foi contemplada com uma série de ações como a implantação de novas adutoras, como a Luís Firmino (2.000 metros) e Cidade Nova (1.000 metros), implantação de 20 km novas redes de água, instalação de hidrômetros, ampliação da distribuição de água por setorização, substituição de bombas e automação de painéis elétricos. Atualmente, a concessionária conta mais de 460 km de rede de água e 64 poços em operação.

EFICIÊNCIA OPERACIONAL: Outro diferencial alcançado pela cidade está relacionado à eficiência operacional e preservação do recurso. O índice de perdas de água saiu de 64%, em 2015, para os atuais 33%. Um dado significativo que de acordo com estudo do Trata Brasil, lançado em 2024, fica abaixo, inclusive, da média nacional (37,78%).

ESGOTAMENTO SANITÁRIO: Agora, Timon se prepara para ocupar lugar de destaque em esgotamento sanitário. Em 2021, a concessionária deu início ao programa Timon Saneada 2, com investimentos que contribuíram para a ampliação da cobertura de coleta e tratamento de esgoto, saindo de 0% para 40%. Atualmente, a infraestrutura conta com redes de esgoto instaladas e recuperadas, cinco Estações Elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Flores, que possui a capacidade de tratar 45 litros de dejetos por segundo. Hoje, são mais de 20 bairros que contam com rede disponível de esgoto.

“Importante reconhecermos os caminhos trilhados pela concessionária que permitem diariamente a milhares de timonenses mais saúde, dignidade e oportunidade para uma qualidade de vida melhor, proporcionada através do saneamento. Nosso trabalho é contribuir para o desenvolvimento do município com água de qualidade na torneira e a universalização do esgotamento sanitário”, afirma o diretor presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES