Timon celebra 133 anos com 40% de cobertura de esgotamento sanitário

Há dois anos, esse indicador era de apenas 3%. Agora, mais de 20 bairros já possuem infraestrutura de saneamento

Timon celebra 133 anos com 40% de cobertura de esgotamento sanitário | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O encanto de uma cidade é reflexo de suas paisagens e das pessoas que a constroem todos os dias. Figurando como o 4º município mais populoso do estado do Maranhão, Timon tem testemunhado uma transformação significativa nos últimos anos, com o avanço nos indicadores de saneamento básico que refletem diretamente na melhoria da saúde e qualidade de vida dos moradores, bem como na preservação ambiental, valorização imobiliária e atração de novos negócios.

Com o abastecimento de água já universalizado, Timon completa 133 anos de emancipação com 40% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto. Há dois anos, esse indicador era de apenas 3%. Agora, mais de 20 bairros já possuem infraestrutura de saneamento disponível para a conexão dos imóveis, que após interligados à rede irão contribuir definitivamente para a retirada do esgoto da sarjeta, trazendo a melhoria da paisagem urbana e garantindo bem-estar a todos.

As transformações sociais, ambientais e econômicas obtidas pelo acesso ao saneamento básico foram impulsionadas com a chegada da Águas de Timon na cidade, que fez investimentos importantes no sistema de abastecimento, com a inauguração da Estação de Tratamento de Água – ETA Parnaíba, acabando com o problema crônica de falta de água. Os moradores de Timon puderam entender a realidade de ter água na torneira todo dia, deixando no passado a prática de carregar lata d’água na cabeça.

Dona Sônia Maria é moradora do Centro, tem 62 anos e sabe bem da transformação que foi ter água constante em casa. “Era um cenário complicado antigamente. Tinha período que a água chegava só à noite. E quem viveu isso, sabe como é diferente hoje. A água chega limpa, sem sujeira, é regular e a gente se sente aliviado de ter isso em casa todo dia. Para mim e minha família, é um diferencial na qualidade de vida da gente e da nossa saúde”, relata a moradora.

A água que chega todo dia na casa da dona Sônia passa por um processo rigoroso de tratamento, que inclui em torno de 4 mil análises de coletas em pontos estratégicos de Timon para manter a qualidade. “Água tratada é um dos principais requisitos para a redução de doenças de veiculação hídrica, tais como a diarreia, a cólera e a hepatite”, destaca o diretor-presidente da concessionária Águas de Timon, Jacy Prado.

Além dos investimentos contínuos em água, a concessionária tem feito diversas obras de esgotamento sanitário, dentre elas a recuperação e implantação de rede coletora de esgoto, além da ativação de estações elevatórias e estações de tratamento dos efluentes. Esses investimentos refletem diretamente na economia da cidade, com a geração de novos empregos nos canteiros das obras, novos comércios e incremento do turismo.

Consciente dos benefícios do saneamento, Elma Brito, moradora do Parque Piauí, já tem seu imóvel conectado à rede de esgoto. “Para mim, é uma oportunidade de valorizar ainda mais meu imóvel, mas acima disso, é uma oportunidade para garantir mais saúde para minha família, para os vizinhos, amigos e ter a chance de retirar o esgoto a céu aberto da frente das nossas casas. Ter esgoto coletado é melhorar a vida da gente e cuidar de um futuro melhor para todos nós”, destaca.

Reconhecer os benefícios do saneamento é mais um avanço que a população de Timon vivencia. Para contribuir com essa mudança cultural, a Águas de Timon desenvolve um trabalho porta a porta com profissionais que conversam com a população para tirar dúvidas sobre como conectar os imóveis à rede de esgoto. As equipes também realizam a busca ativa por beneficiários da Tarifa Social, benefício que concede 50% de desconto na conta mensal de água e esgoto. Já são mais de 6.800 famílias cadastradas.

“É dessa forma, com olhar social para famílias vulneráveis economicamente e fazendo os investimentos previstos no nosso contrato, que estamos crescendo junto com a cidade de Timon, construindo um novo capítulo de transformação positiva na vida das pessoas, que serão mais saudáveis, produtivas e felizes a partir do saneamento básico”, destaca o diretor-executivo da Águas de Timon, Renee Chaveiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES