A mais relevante missão, por José Osmando de Araújo

O ex-governador do Piauí, senador eleito Wellington Dias, recebeu do Presidente Lula a missão mais relevante do Brasil de agora, que é a de pôr fim à tragédia da fome

Wellington Dias: ministro tem a missão de acabar com a fome | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por José Osmando de Araújo 

“Há uma arma de destruição massiva que está sendo usada todos os dias, em todo o mundo, sem que seja preciso o pretexto da guerra: essa arma chama-se fome.”

Mia Couto, escritor e poeta moçambicano

O ex-governador do Piauí, senador eleito Wellington Dias, recebeu do Presidente Lula a missão mais relevante do Brasil de agora, que é a de pôr fim à tragédia da fome, que se elevou de maneira drástica, sobretudo a partir de 2018, e hoje atinge cerca de 33,1 milhões de pessoas, conforme atestam a Oxfam Brasil e outros organismos. E mais: 58,7% da população brasileira convivem com a insegurança alimentar de algum modo, leve, moderada ou grave.

Wellington Dias: ministro tem a missão de acabar com a fome 

Em 1993, há 30 anos, quando Betinho mobilizou a sociedade brasileira para atuar no combate à fome, haviam 32 milhões de pessoas famintas no país. Em 2014, consequência da atuação de Lula e Dilma e da criação do Programa Fome Zero, o Brasil foi reconhecido pela ONU por sua atuação exemplar, e retirado do mapa da fome mundial.

BUSCA ATIVA 

Na semana passada, ao lançar o programa Busca Ativa, que tem a finalidade de trazer para a proteção social do Estado as pessoas que ficaram de fora do bolsa família nesses últimos anos, o Ministro Wellington Dias deu um largo passo no propósito de iniciar essa difícil e notável tarefa de pôr término à fome e às suas incontáveis mazelas, aí incluída a morte, que tem sido um registro frequente no país.

Certamente por saber que debelar a fome é o compromisso mais desejado pelo Presidente Lula, e também por entender que se trata de uma tarefa difícil, que requer a união de forças nacionais em todos os territórios, Wellington Dias está indo atrás da integração com os municípios e a pactuação com toda a rede de assistência social, com a volta de repasse de recursos às prefeituras de cada cidade, assegurando, assim, a maior aproximação com a realidade e permitindo maior êxito ao programa.

INÍCIO DO PAGAMENTO 

Com a atualização do cadastro, quer de volta ao programa as famílias que foram postas de fora no governo passado, incluindo as crianças, que terão direito a ajuda especial, para que em março o governo já possa iniciar o pagamento.

Wellington Dias, que no primeiro mandato de governador do Piauí acolheu em Guaribas, em 2003, o lançamento do Fome Zero, sabe que não pode falhar. Afinal, vencer a fome deverá ser uma de suas mais importantes tarefas, e uma enorme vitória para o Presidente Lula.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES