Abordagem de seguranças a homem negro gera revolta no metrô de SP

No metrô da cidade, seguranças são chamados de racistas após abordagem violenta contra homem negro

Homem negro é abordado de forma violenta no metrô de São Paulo | Reprodução Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde desta segunda-feira (19), alguns passageiros do metrô de São Paulo, na estação da Barra Funda, registraram, em vídeos, uma ação de seguranças do estabelecimento em que abordam, de forma violenta, um homem negro por estar supostamente vendendo bilhetes de forma ilegal. Em vídeo é possível observar os passageiros em volta da ação gritando a palavra "racistas" para os agentes.

Em um dos vídeos postados nas redes sociais, é possível visualizar três seguranças abordando o homem, que não teve sua identidade revelada. Nas imagens é possivel ver que um dos seguranças tanta aplicar um mata-leão no homem. Em registro de um outro passageiro, capturado por um ângulo diferente, é possível ver pelo menos dez seguranças na ação contra o homem. 

Enquanto o público ao redor questionava o grupo de o porquê eles estarem tomando essa ação contra um homem "trabalhador", é possível escutar um dos agentes respondendo que "a gente também está trabalhando". Em vários vídeos que foram publicados, é possível ver o momento em que os agentes conseguem retirar o homem do metrô e, enquanto atravessam a multidão de pessoas, são vaiados sobre a postura do grupo, insultados com palavrões e acusações de racismo.

Leia Mais

Alguns passageiros que presenciaram a abordagem dos seguranças disseram em suas redes sociais que o homem foi enforcado, aparentemente, "sem motivo algum" e que além disso, os agentes jogaram spray de pimenta em pessoas que tentaram intervir na abordagem, descrita por muitos como agressiva e exagerada. 

Em nota sobre o ocorrido, o metrô afirmou que o homem "agrediu os agentes e precisou ser contido" durante abordagem dos seguranças após a suspeita de venda ilegal de bilhetes de transporte, negando que em algum momento houve um caráter racista na abordagem. De acordo com o Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo (COPOM), os agentes foram acionados para que pudessem atender a uma ocorrência e "acalmar os ânimos".

"Na tarde desta segunda-feira (19), na estação Palmeiras-Barra Funda, um homem que vendia ilegalmente bilhetes foi abordado por agentes de segurança do Metrô. Durante a abordagem, o vendedor clandestino agrediu os agentes e precisou ser contido. A Polícia Militar foi acionada e o encaminhou para a Delegacia de Polícia onde está sendo registrado o boletim de ocorrência. Todas as ações da equipe de segurança são avaliadas e se algum excesso for identificado, os funcionários passam por reorientação ou até sanção disciplinar. O Metrô reforça ainda que a venda ilegal de bilhetes é crime e pede a colaboração dos passageiros em não incentivar essa prática", explica o estabelecimento

Também em um tweet de resposta a vídeos e acusações que vem sofrendo nas redes sociais, a página oficial do "Metrô de São Paulo" emitiu uma resposta via Twitter.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES