Ajuda humanitária está prevista para entrar na Faixa de Gaza nesta sexta

Cerca de 100 caminhões com mantimentos aguardam na passagem de Rafah, na fronteira com o Egito

Ajuda humanitária está prevista para entrar na Faixa de Gaza nesta sexta | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Casa Branca anunciou que a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza está programada para hoje, sexta-feira, 20 de outubro. Cerca de 100 caminhões carregados com suprimentos aguardam permissão na passagem de Rafah, localizada na fronteira com o Egito, para ingressar no território.

Inicialmente, o governo de Israel havia bloqueado o acesso de água, alimentos, eletricidade e combustível a Gaza. Contudo, apelos da comunidade internacional e, em especial, uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em Tel Aviv, convenceram o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a permitir o envio de assistência humanitária para a região.

Um porta-voz da Presidência egípcia informou na quarta-feira, 19 de outubro, que estavam coordenando, em conjunto com os norte-americanos e organizações humanitárias internacionais supervisionadas pela ONU, os esforços para garantir a entrega de ajuda.

Em um comunicado, o gabinete de Netanyahu declarou que permitiria a entrega de alimentos, água e medicamentos, desde que esses suprimentos não chegassem ao Hamas. Não houve menção explícita ao fornecimento de combustível, que é essencial para alimentar os geradores dos hospitais locais. 

“O combustível também é necessário para geradores hospitalares, ambulâncias e usinas de dessalinização – e instamos Israel a adicionar combustível aos suprimentos vitais autorizados a entrar em Gaza”, disse o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES