Alerta! Nova onda de calor começa hoje e vai atingir 15 estados e o DF

Inmet emitiu um alerta de “perigo”, válido a partir das 12h desta quinta-feira até as 19h do próximo domingo (17).

Temperaturas elevadas vão atingir 15 estados e o DF de hoje até domingo | Tânia Rêgo/Agência Brasil / Perfil Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É preciso ficar atento, pois a partir desta quinta-feira (14), uma nova fase de calor está prevista para abranger vastas regiões do país. De acordo com os meteorologistas, contudo, espera-se que esse fenômeno não seja tão intenso quanto o registrado em novembro, quando se estabeleceram recordes de temperatura.

O termo "onda de calor" é empregado quando a temperatura se mantém cinco graus Celsius acima da média por um período entre três e cinco dias.

Devido a essas temperaturas elevadas, que superam a média, em 15 estados e no Distrito Federal, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "perigo", válido a partir das 12h desta quinta-feira até as 19h do próximo domingo (17).

O alerta abrange áreas nos seguintes estados:

Leia Mais
  1. Tocantins
  2. Rondônia
  3. Maranhão
  4. Piauí
  5. Bahia
  6. Espírito Santo
  7. Rio de Janeiro
  8. São Paulo
  9. Minas Gerais
  10. Paraná
  11. Santa Catarina
  12. Rio Grande do Sul
  13. Mato Grosso

Além disso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal serão totalmente afetados, sem se limitar a áreas específicas.

Com temperaturas previstas de até 42°C, algumas regiões estarão no centro das atenções nos próximos dias, incluindo Mato Grosso do Sul, as regiões sul e leste do Mato Grosso (com destaque para a capital, Cuiabá), o sul de Goiás, o noroeste de Minas Gerais e a região oeste da Bahia, especialmente no Vale do São Francisco.

Para as áreas onde as temperaturas deverão oscilar entre 38°C e 40°C, antecipamos calor intenso no interior do Piauí, no Maranhão, no leste do Tocantins, nas regiões sul e leste de Santa Catarina e no interior de São Paulo. Já em regiões com temperaturas entre 37°C e 39°C, destacam-se o norte e oeste do Paraná, o estado do Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Cabe ressaltar que, em Cuiabá, por exemplo, a máxima anterior foi registrada em outubro, quando a cidade atingiu 44,2°C. Em algumas cidades do interior de São Paulo, as máximas também ultrapassaram os 41°C. Nestes dois locais, espera-se que as temperaturas máximas sejam inferiores nos próximos dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES