Amanda Waquim toma posse como juíza substituta em solenidade no TRE-MA

Amanda Waquim foi nomeada juíza substituta do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), na categoria jurista

Amanda Waquim tomou posse no TRE MA, nesta terça-feira (13) | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A advogada timonense Amanda Almeida Waquim tomou posse nesta terça-feira (13), como juíza substituta do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), na categoria jurista, na vaga decorrente do término do primeiro mandato de Gilson Ramalho de Lima. 

Amanda Waquim tomou posse no TRE/MA | Foto: Divulgação/TRE/MA

A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente do TRE/MA, desembargador José Luiz de Almeida, que em sua fala afirmou ser um grande desafio fazer parte do mundo dos julgadores. “É preciso que você esteja preparada para as intempéries, dificuldades que decerto permearão a sua história como permearam a minha história e a de muitos, mas essa dificuldade deve servir de estímulo para que continuemos lutando, porque só lutando com dignidade e força nós haveremos de vencer, sobretudo num momento histórico que nós vivemos com muitas dificuldades”.

Amanda Waquim tomou posse no TRE/MA | Foto: Divulgação/TRE/MA

No discurso de posse,  Amanda Waquim agrecedeu e reafirmou o seu compromisso com a justiça eleitoral. “É simbólico ser mulher e compor esta respeitável Corte, formada por grandes homens, e que, nos últimos pleitos eleitorais, tem sido símbolo da garantia da participação feminina na política, tema tão caro à justiça eleitoral brasileira”.

Amanda Waquim tomou posse no TRE/MA | Foto: Divulgação/TRE/MA

“Estarei à disposição desta Corte Eleitoral para contribuir para a construção de decisões judiciais, bem como para aproximar, cada vez mais, esta nobre Corte à sociedade, empenhando-me, a cada dia, com o fortalecimento da justiça eleitoral maranhense”, concluiu.

A posse foi prestigiada pelo ex-presidente e desembargador do TJMA, Jamil Gedeon; representando a Assembleia Legislativa, deputado Neto Evangelista; presidente da OAB-MA, Kaio Saraiva; vice-presidente da OAB-MA, Tatiana Costa; procurador geral do estado, Rodrigo Maia; deputado Carlos Lula, ex-deputada estadual e ex-prefeita de Timon, Socorro Waquim; advogados e familiares.

O deputado estadual Rafael (PSB/MA) registrou o momento em seu perfil nas redes sociais parabenizando Amanda Waquim pela realização. "Prestigiamos hoje (13), a posse da advogada timonense, @amandawaquim como juíza substituta no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). Primeira vez que uma timonense ocupará tal função. Parabéns, Amanda, nova juíza do TRE-MA. Tenho certeza que exercerá um excelente trabalho. Desejo sorte neste novo desafio!"

Quem é Amanda Waquim?

Amanda Waquim é advogada, natural de Timon, no Maranhão. Sua nomeação para o cargo de juíza substituta foi publicada no Diário Oficial da União no dia 25 de maio de 2023. No fim de maio, a advogada concedeu entrevista para o programa Agora, da Rede Meio Norte, ocasião em que destacou a oportunidade de ter sido a mais votada pelos desembargadores do estado, além da importância da mulher em cargos eleitorais tão relevantes. 

"É uma honra pra mim quanto advogada quanto mulher, que o nome do programa é Jogo do Poder e ocupar esse espaço de poder e decisão que a nossa luta enquanto mulher já tem sido traçada há muito anos, então é uma honra ser a primeira advogada de Timon a ocupar esse espaço tão importante e participar da construção de decisões, essa visão da advocacia dentro da corte”, disse Amanda Waquim, na entrevista à Rede Meio Norte.

Amanda Waquim é graduada em Direito pela Universidade de Brasília- Unb, Pós-Graduada em Direito Público pela Universidade Federal do Piauí- UFPI e mestranda em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP. Realizou Curso de Preparação para a Magistratura pela Escola Superior do Poder Judiciário do Piauí, tendo formação em Direito Eleitoral Aplicado pela Escola Superior da Advocacia - OAB/DF e realizado Intercâmbio Acadêmico na Université Sorbonne - “Programa ESG, Inovação e Gestão”.

Atua como professora dos Cursos de Especialização em Direito Administrativo e Direito Eleitoral da Escola Superior da Assembleia Legislativa do Piauí, além de ser membro da Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Político do Conselho Federal da OAB. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES