mais

Amarante: conheça todas as etapas do programa VivAmar

Diego Teixeira lança programa VivAmar, de requalificação dos casarões de Amarante

Para comemorar os 150 anos de Amarante, nesta quarta-feira (04), o prefeito Diego Teixeira (PP) inaugura às 21h a primeira etapa do programa VivAmar,  ação de requalificação dos casarões da cidade que visa aumentar o potencial turístico da cidade.

O monumento histórico escolhido para iniciar o projeto foi o Alto do Da Costa e Silva, que inclui o morro e escadaria que levam o nome do poeta amarantino.  O programa leva a assinatura do arquiteto Paulo Vasconcellos, que tem expertise em centros históricos e museus.

Inauguração da primeira etapa do VivAmar  inclui escadaria poeta Da Costa e SilvaInauguração da primeira etapa do VivAmar  inclui escadaria poeta Da Costa e Silva

As obras são realizadas pela Prefeitura Municipal de Amarante, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e serão executadas pelo Grupo Lucaia Artes e Ofícios.

A HISTÓRIA DE AMARANTE EM SETE PATAMARES 

Com 77 degraus distribuídos em sete patamares, a requalificação da escadaria ‘Poeta Da Costa e Silva’ foi pensada e executada para contar a história do povo e das riquezas de Amarante. Os patamares são divididos em:  Os primórdios, Os colonizadores portugueses, Os negros, O Velho Monge, As letras, O extrativismo e A Cana de Açúcar. Os desenhos foram realizados pelo grupo Cactus.

MUSEU CASAS DE AMARANTE 

Em setembro será entregue o Museu “Casas de Amarante”, segunda etapa do projeto  VivAmar. Será o primeiro museu do Brasil que reunirá peças históricas em oito estações. O roteiro inclui o Museu do Divino, o Museu da Dança, o Museu da Igreja Batista, a Botica , que é a primeira farmácia do Piauí e visita aos demais museus e casarões históricos da cidade.

CORREDOR CULTURAL

A terceira etapa, que será entregue no mês de outubro, inclui o Corredor Cultural do Mercado ( atual sede da Prefeitura). O conjunto arquitetônico da área será requalificado com a pintura dos casarões, lampiões com iluminação cênica, recuperação do passeio público e padronização da identidade visual.

Amarante completa 150 anos e ganhará projeto de requalificação assinado pelo arquiteto Paulo Vasconcellos ( foto: Moises Saba)  Amarante completa 150 anos e ganhará projeto de requalificação assinado pelo arquiteto Paulo Vasconcellos ( foto: Moises Saba)  

150 ANOS DE AMARANTE

Além do programa VivAmar, outras obras marcam os 150 anos da cidade. “Os 150 anos vêm marcados pela consolidação de grandes transformações. Entregamos o Centro de Recreação e Educação Infantil  e o Posto de Saúde dos Dois Coqueiros. Fizemos a maior obra de calçamento que a zona Rural já viu. Também implantamos o programa Viver Bem, que constrói e aluga casas para famílias em situação de vulnerabilidade social.  São ações que transformam a vida das pessoas”, explica o prefeito Diego Teixeira.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail