Anvisa proíbe venda de álcool 70% a partir de 30 de abril; entenda o motivo

A agência ressalta que existem outras opções de produtos aprovados para limpeza doméstica, oferecendo alternativas aos consumidores

Anvisa veta venda e explica os riscos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir do dia 30 de abril, o álcool líquido 70% será proibido de ser comercializado no Brasil, conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida visa reduzir os riscos de acidentes, já que o produto é altamente inflamável e foi proibido há 22 anos devido ao elevado número de incidentes registrados.

A liberação temporária da venda do álcool 70% foi uma medida tomada durante a pandemia de Covid-19, mas o prazo expirou em dezembro passado. Os estabelecimentos que ainda possuem o produto em estoque devem esgotá-lo até a data da proibição, que afetará apenas a versão líquida do álcool 70%.

A Anvisa destaca que o álcool em gel 70% continuará autorizado e disponível no mercado. Segundo especialistas, o álcool líquido 70% apresenta maior risco de incêndio, especialmente em locais onde há crianças, como demonstrou o recente caso de uma criança de dois anos que faleceu após um acidente com álcool.

Apesar da eficácia na desinfecção, tanto o álcool gel quanto o líquido requerem uso consciente, sendo importante combinar a higienização com água e sabão sempre que possível. A Anvisa ressalta que existem outras opções de produtos aprovados para limpeza doméstica, oferecendo alternativas aos consumidores.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES