Aos 100 anos, idoso recebe aparelho auditivo e passa a escutar melhor

Programa de Saúde Auditiva do Ceir já entregou mais de 460 próteses auditivas em 2022

Aposentado recebe aparelho auditivo aos 100 anos | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ouvir a voz dos filhos é algo que o senhor Gil Pereira poderá fazer sem dificuldade a partir deste mês de junho. Aos 100 anos de idade, o aposentado recebeu a tão esperada prótese auditiva por meio do Programa de Saúde Auditiva do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). O centro, mantido pelo Governo do Estado e  administrado pela Associação Reabilitar, é referência no atendimento a pessoas com deficiência.

Morador da cidade de Barras, na região Norte do Piauí, Gil é um dos pacientes que tiveram suas vidas transformadas por meio do Programa de Saúde Auditiva e agora celebra o uso da prótese, que tem o objetivo de proporcionar mais conforto e autonomia aos pacientes. "Eu gostei e estou me acostumando a usar o aparelho. Eu estou ouvindo as coisas e isso me deixa feliz", define o paciente, sobre a sensação poder voltar a ouvir os sons ao redor. 

Aposentado recebe aparelho auditivo aos 100 anos 

De janeiro a maio deste ano, já foram entregues 467 próteses auditivas pelo programa, que teve início em 2015. A gerente de Reabilitação e Habilitação Auditiva do Ceir, Edyáurea Barroso, destaca a satisfação em contribuir para a melhoria da qualidade de vida do senhor Gil e de outros usuários do Ceir, beneficiados com a ação.

"Ficamos sempre muito felizes em fazer parte dessa transformação na vida das pessoas que precisam das próteses auditivas. O diferencial do programa é que,além de entregarmos o aparelho, também fazemos o acompanhamento com orientações e apoio ao paciente durante o processo de adaptação e realizamos os ajustes necessários. E é um serviço de alta complexidade credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), onde são  oferecidos consultas , avaliação audiológica e diagnóstico, entre outros atendimentos", frisa a gerente.

Qualquer pessoa pode ser beneficiada pelo Programa de Saúde Auditiva do Ceir. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (86) 3198-1500. Para ter acesso ao serviço, é necessário seguir esses procedimentos:

1- Procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e fazer uma consulta com um médico do PSF ou credenciado pelo SUS. Solicitar o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS;

2 - Anexar à  guia de marcação  de consultas do SUS as cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde) e comprovante de residência com CEP;

3 - Procurar o setor de marcação de consultas online do SUS no Posto de Saúde ou Secretaria de Saúde do município, entregar a guia de marcação de consultas e as cópias dos documentos anexados e fornecer pelo menos um telefone para contato;

4 - O operador de marcação deverá acessar o sistema online do SUS para agendar o procedimento Programa de Saúde Auditiva / Reabilitação Auditiva do Ceir  e selecionar  CEIR -Otorrinolaringologia/Saúde Auditiva e de acordo com o número de vagas o sistema informará o profissional, dia e o horário do atendimento para o Centro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES