Após calor recorde, Brasil tem alerta para tempestades a partir de hoje

Calor começa a amenizar no fim de semana e capitais podem ter queda de 10 graus nas temperaturas máximas

Após calor recorde, Brasil tem alerta para tempestades a partir de hoje | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o pico da onda de calor na quinta-feira (16), uma considerável parte do Brasil está prevista para enfrentar chuvas intensas nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "perigo potencial" para tempestades em sete estados e no Distrito Federal. Segundo o Climatempo, as tempestades devem persistir no Sul e se espalhar para outras regiões do país ao longo desta sexta-feira (17) e durante o fim de semana.

Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que já experimentaram altos volumes de chuva nos últimos dias, estão agora sob aviso de "grande perigo" devido às tempestades. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos devido às condições climáticas.

O meteorologista Bruno Bainy, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, explicou que o ar seco dos últimos dias contribuiu para a estabilidade do tempo e para o aumento das temperaturas.

As altas temperaturas registradas na última semana foram resultado da quarta onda de calor deste ano, intensificada por um El Niño considerado atípico e pelos impactos do aquecimento global. Com a gradual entrada de umidade no país, criou-se um cenário propício para o desenvolvimento de tempestades.

Apesar da previsão de tempestades, a queda significativa nas temperaturas está prevista a partir de domingo. Nesta sexta-feira, algumas capitais ainda podem atingir temperaturas próximas a 40°C, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. De acordo com o Climatempo, em Cuiabá, por exemplo, os termômetros podem alcançar 42°C, enquanto em Goiânia a máxima prevista é de 39°C.

Com a chegada e avanço da frente fria, as temperaturas máximas devem diminuir gradualmente, proporcionando um alívio a partir de domingo. Em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, que registraram recordes de calor na última semana, espera-se uma redução de 10 graus entre sábado e domingo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES